Adolescente ganha medalha de ouro em campeonato de karatê

Interno participou da Copa Caçapava de Karatê, no Vale do Paraíba

ter, 27/02/2007 - 20h19 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez na historia da Fundação Casa, um adolescente interno conquistou um título de campeão de Karatê. O feito aconteceu no último domingo (25), durante a realização da Copa Caçapava de Karatê, no Vale do Paraíba, em São Paulo.

Colocando em pratica os principais conceitos da modalidade, ensinados pela sansei Eduardo Michelin – responsável pelo desenvolvimento das aulas de karatê na instituição – o jovem F.A.S, de 18 anos, da unidade Ribeirão Preto, sagrou-se campeão na categoria adulta – faixa branca e amarela.

Para ficar com a medalha de ouro, o adolescente teve que percorrer um difícil caminho: enfrentar três fortes adversários. No primeiro combate, venceu com uma pequena diferença na contagem dos pontos. A segunda luta não foi diferente, mas o jovem conseguiu vencer, mais uma vez, e garantir sua ida para disputa final.

Momentos antes da terceira e última luta, o adolescente se concentrou para enfrentar o seu oponente. Preparado, foi para o combate. Mostrando um bom desempenho e com alguns golpes certeiros, conseguiu vencer o adversário – sagrando-se, assim, como o primeiro campeão de karatê da Fundação Casa. Para o sansei Michelin, o jovem seguiu a risca o conceito da arte marcial passado por ele. “O lutador de Karatê é ponderado e prudente”, disse. “Ele mostrou talento e agilidade para a luta”, elogiou. “Estou feliz em fazer o primeiro campeão de karatê na Fundação CASA”.

A Copa Caçapava de Karatê também contou com a participação de outros cinco adolescentes da Fundação – todos do Complexo Ribeirão Preto. Eduardo Michelin, além de mestre dos adolescentes, também atuou como árbitro da Federação Paulista de Karatê, nesta etapa.

As apresentações começaram com o ‘kata’, modalidade pela qual os atletas têm que demonstrar suas habilidades individualmente. Nesse quesito, nenhum dos jovens da instituição conseguiu uma boa classificação.

Após superar esse revés no primeiro quesito, eles apostaram todas as fichas no ‘Kumite’, modalidade onde os atletas se enfrentam por meio de combates, mas o sucesso ficou mesmo somente para o jovem F.A.S, único interno que conquistou medalha.

Efeito pedagógico – As aulas de karatê em Ribeirão Preto começaram a ser ministradas há um mês por Michelin, que ensina a arte marcial para 36 internos. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, com uma hora e meia de duração. O projeto na Fundação CASA em Ribeirão Preto é pioneiro no Brasil. A idéia dos organizadores é espalhar o projeto para outras duas cidades, Sertãozinho e Taquaritinga.

Da secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

C.M.