Adolescente de Lins empata jogo com mestre de xadrez

O resultado saiu durante uma simultânea com 80 jogadores, entre internos e funcionários

sex, 15/06/2007 - 13h35 | Do Portal do Governo

Com raciocino lógico e muita concentração, um adolescente da unidade Rio Dourado (de Lins), após duas horas de competição, conseguiu algo que muitos enxadristas profissionais não tiveram capacidade, nos últimos tempos. Ele garantiu um empate numa partida da modalidade com o grande mestre e bi-campeão mundial, Rafael Leitão.

O resultado saiu durante uma simultânea com 80 jogadores, entre internos e funcionários da Fundação CASA. O evento, realizado pela Gerência de Esporte da instituição em parceria com a Federação Paulista de Xadrez,  aconteceu nesta quinta-feira (14), no ginásio Babi Barioni, em São Paulo. Na ocasião, além do enxadrista Rafael Leitão, os jovens da CASA também enfrentaram no tabuleiro o 6º lugar no ranking brasileiro de xadrez, Alexandr Fier.

Fier jogou contra 40 jogadores, 30 adolescentes e 10 funcionários. O enxadrista terminou a partida com o tempo de uma hora e meia de competição. O último a ser eliminado foi um jovem da unidade de Iaras, que também demonstrou bastante aptidão para o xadrez.

A exemplo de Fier, Rafael Leitão também teve que encarar 40 adversários, dessa vez, 28 adolescentes e 12 funcionários. Mais uma vez, um jovem da mesma unidade (Iaras) se destacou na competição. Somente após três horas de partida, Leitão conseguiu vencê-lo.

De acordo com Berenice Giannella, presidente da Fundação CASA, o objetivo da competição foi estimular interesse dos jovens pela modalidade” “O xadrez desenvolve o pensamento lógico, além de trabalhar uma série de habilidades mentais, como imaginação e memória”.

Desde 2000, a prática do xadrez faz parte do cotidiano de internos e funcionários da instituição. A iniciativa, inclusive, conta com a simpatia do campeão mundial de xadrez Anatoly Karpov. Em 2003, ele fez visita especial ao Complexo do Tatuapé, em São Paulo, onde fez uma exibição da modalidade para cerca de 200 internos.

Capacitação – Duas semanas antes da realização da simultânea, profissionais da área esportiva da fundação passaram por uma capacitação sobre técnicas avançadas em xadrez. As aulas foram ministradas pelo enxadrista.

Da Fundação CASA