Administração Penitenciária realiza testes com novos portais detectores de metais

Serão adquiridos 152 pórticos de alta sensibilidade para revistas mais rigorosas e eficientes nas Unidades Prisionais

sáb, 16/06/2007 - 9h02 | Do Portal do Governo

Os representantes do Departamento de Inteligência e da Engenharia da Secretaria da Administração Penitenciária se surpreenderam com o resultado apresentado no primeiro dia de testes com os portais detectores de metais, realizados com sucesso, na Penitenciária Feminina de Santana, nesta semana.

Os testes estão sendo realizados pelas empresas que registraram interesse na participação do pregão presencial para aquisição de pórticos de alta sensibilidade. A abertura do pregão está prevista para o dia 22 e a Secretaria estará adquirindo 152 portais.

A equipe do Serviço de Inteligência e da Engenharia estão otimistas e esperam que os novos equipamentos acrescentem mais segurança e qualidade nos setores de revista das Penitenciárias.

Técnicos montam equipamento para o teste

Os novos aparelhos são de última geração, tecnologia avançada e evitarão a entrada de materiais não permitidos nas 143 Unidades Prisionais do Estado. A grande novidade dos novos portais de alta sensibilidade é que terão capacidade de detectar objetos introduzidos no organismo, além de outros de pequenas dimensões como pregos, parafusos, lâminas, projéteis, etc.

Os testes contam com a participação dos próprios funcionários da SAP que fazem alguns tipos de simulação, como, por exemplo, entrando com aparelho celular abaixo da cintura; o portal acende na região que se encontra o objeto.

No final do teste, a equipe da Secretaria passa para a empresa o Atestado de Aceitabilidade e funcionamento – teste, assinado pela equipe de avaliação do Departamento de Inteligência e Engenharia da SAP.

Com mais essa providência, a SAP se aproxima do seu grande objetivo que é o de restabelecer a ordem, a segurança e a disciplina, retomando a autoridade dos funcionários e dando-lhes condições favoráveis para que possam realizar suas funções com qualidade.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Administração Penitenciária

(R.A.)