Administração: Estado de São Paulo classifica seis projetos para a 3ª fase do Programa Gestão Públic

Municípios de São Bernardo do Campo, Birigui e Ilha Comprida estão entre os 30 pré-finalistas

seg, 16/07/2001 - 20h29 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo classificou seis experiências para a terceira fase do 6º ciclo do Programa Gestão Pública e Cidadania, realizado anualmente pela Fundação Getulio Vargas/SP e pela Fundação Ford, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

O Programa, que tem como objetivo identificar, disseminar e premiar projetos ou atividades inovadoras, na área de administração pública, recebeu esse ano 727 inscrições válidas, provenientes de todas as regiões do Brasil. As experiências do Estado de São Paulo, classificadas, foram: Programa Bairro Ecológico, de São Bernardo do Campo; Projeto Cidadania no Cárcere, de Birigui; Programa Samambaia Silvestre, de Ilha Comprida; Programa de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência e Projeto Banana-Artesanato, de âmbito estadual; Programa Agência de desenvolvimento Econômico do Grande ABC, de âmbito intermunicipal.

O processo de seleção dos projetos é composto por quatro fases. Na primeira, 100 iniciativas semifinalistas são escolhidas pelo Comitê Técnico. Na segunda etapa, 30 programas pré-finalistas são escolhidos por uma equipe de especialistas com reconhecida atuação em diferentes áreas de políticas públicas e gestão governamental. Após visita de campo, são escolhidos os 20 programas ou atividades finalistas. Na última fase, esses finalistas apresentam suas iniciativas para a seleção dos cinco destaques, feita por uma banca julgadora, composta por membros de diferentes áreas da sociedade civil de todo o Brasil, ativos no auxílio à iniciativas inovadoras da administração pública.

Para serem consideradas iniciativas inovadoras, os projetos devem: introduzir mudanças em relação à práticas anteriores, ter impacto na melhoria da qualidade de vida do público-alvo, poder ser replicados em outras localidades, ampliar ou consolidar o diálogo entre a sociedade civil e agentes públicos e utilizar recursos de forma responsável.

Todos os projetos inscritos recebem diplomas comemorativos. Os 20 finalistas recebem também um prêmio em dinheiro, que deve ser utilizado em atividades relacionadas ao trabalho inscrito. A premiação será patrocinada novamente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ,parceiro do programa.

O Programa Gestão Pública e Cidadania completou, em 2000, cinco anos, tendo aproximadamente, 3.391 projetos inscritos, das mais variadas regiões do país. No ano passado, os cinco projetos destaques foram: Programa de dministração Participativa, do município de Camaragibe (PE); Programa Integrado de Inclusão Social, de Santo André (SP), Projeto Educação Ticuna (AM); Programa de Medidas Sócio-Edicativas, de Macapá (AP) e Centro de
Empreendimentos Rurais, de Sacramento (MG).