Admin. Penitenciária: Funap abre show-room com produtos feitos por presos

Show-room apresenta confecção, móveis escolares e administrativos, além de objetos de artesanato

qui, 03/08/2006 - 14h12 | Do Portal do Governo

A Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel) vai reinaugurar, nesta sexta-feira (4/8), um espaço para comercializar os produtos fabricados pelos presos do Estado de São Paulo. A loja “Do Lado de Lá – Espaço Carmem Gama Pimentel” terá um show-room com confecção, móveis escolares e administrativos, além de objetos de artesanato.

Atualmente, a Funap mantém 15 unidades produtivas em 13 presídios. Nelas, os presos são capacitados profissionalmente para reformar cadeiras e mesas escolares, produzir móveis administrativos e escolares, e trabalhar na confecção de uniformes.

Outros produtos que farão parte do show-room são feitos pelos presos nas empresas que fazem parte do Programa de Alocação da Mão-de-Obra Carcerária da Funap. No programa, que envolve capacitação profissional e geração de renda para os presos, as empresas podem instalar suas linhas de produção dentro das penitenciárias, ou contratar a mão-de-obra de presos do regime semi-aberto para sua organização. Nesses dois casos, os trabalhadores presos recebem um salário mínimo mensal e têm a possibilidade da remição de pena: a cada três dias trabalhados, um é descontado desde que não cometam falta grave.

Além dos produtos feitos nas fábricas e empresas, a Funap descobriu muitos talentos por todo o Estado de São Paulo. São presos que fazem esculturas, quadros, bijouterias, bolsas em crochê, bisquit e artesanatos em geral.

A loja “Do Lado de Lá”  é uma forma de gerar renda e estimular o preso ao empreendedorismo e a exercer um trabalho autônomo, pois todo o lucro das vendas será revertido para eles. Além disso, esse espaço irá incentivar o trabalho e a criatividade nas unidades prisionais.

A reinauguração será realizada na sede da Funap, dia 4/8, às 9h30. Endereço: Rua Doutor Vila Nova, 268, Vila Buarque

Da Funap