Adm. Penitenciária: Parceria leva capacitação a reeducandos e funcionários de Instituto Penal

Objetivo é formar mão-de-obra especializada que é utilizada na manutenção do Instituto Penal Agrícola

sex, 29/12/2006 - 21h37 | Do Portal do Governo

O IPA (Instituto Penal Agrícola) Dr. Javert de Andrade de São José do Rio Preto encerra o ano com o dever de casa cumprido: a unidade de regime semi-aberto realizou, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), diversos cursos de capacitação para presos e servidores, com o objetivo de formar mão-de-obra especializada que é utilizada na manutenção do Instituto.

A parceria Ipa-Senar permitiu a implantação de cursos como inseminação artificial em bovinos, técnicas de criação de peixes, doma racional, manutenção e operação de tratores, entre outros, que preparam os internos para competir no mercado de trabalho, além de proporcionar conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes e necessárias para sua correta atuação profissional e social. Os servidores também são preparados, pois acompanham a execução dos serviços desempenhados pelos presos e fiscalizam a atuação de cada um deles.

O IPA possui uma área de 273 alqueires – dos quais 70 são de reserva florestal – há um espelho d’água de aproximadamente cinco hectares, 12 tanques preparados para piscicultura e um rebanho com mais de 550 cabeças de gado. “A manutenção dessa área é feita pelos próprios internos, pois não há como contratar profissionais suficientes para cuidar de todas as tarefas necessárias na grande área da unidade”, justifica o diretor Técnico de Departamento, Ademir Pancieira. “A utilização de mão-de-obra qualificada é, portanto, um fator relevante no processo produtivo e fundamental para que o reeducando conheça as diferentes áreas do estabelecimento penal, a fim de mantê-las em bom funcionamento durante o tempo em que permanece cumprindo pena e assim, obter máximo rendimento no trabalho”, ensina.

Todas as cerimônias de abertura e encerramento dos cursos ministrados no IPA foram acompanhadas pelos diretores do Centro de Reabilitação, Técnico de Departamento, professores do Senar – em suas respectivas áreas de atuação – , além de funcionários e reeducandos. ”A capacitação de mão-de-obra é de suma importância, pois habilita o profissional a atuar com segurança, de acordo com técnicas e procedimentos indicados para o desenvolvimento de um determinado trabalho”, reconhece Pancieira. ”Com isso, o aprendiz está sempre consciente da importância de sua atuação em função dos resultados e da preservação do meio ambiente”.

Da Secretaria da Administração Penitenciária