Adm. Penitenciária: Escola de Administração Penitenciária forma mais duas equipes de GIR

Grupo de Intervenção Rápida atua em ações de indisciplina nas unidades prisionais

seg, 24/04/2006 - 12h12 | Do Portal do Governo

Mais duas turmas receberam certificado do curso de capacitação para agentes de segurança penitenciária que integram o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do Estado de São Paulo, em cerimônia de formatura realizada no auditório do Campus da Secretaria da Administração Penitenciária (Avenida Gal. Ataliba Leonel, 656, Carandiru), no dia 18/4 à 10 horas.

O GIR foi criado através da Resolução SAP-69, em 20/5/2004 e, desde então, oito grupos auxiliam em ações preventivas ou de contenção nas 144 unidades prisionais do Estado. As ações visam a solução rápida em episódios que possam causar danos à ordem e disciplina nos estabelecimentos penais. O grupo atua em ações de risco como revista em celas a procura de armas, celulares ou túneis; remoção interna de presos; combate o início de revoltas e tentativas de fugas. O grupo atua com armas não letais, técnicas e equipamentos desenvolvidos para esse fim.

O curso de capacitação foi possível graças a um termo de cooperação entre a Secretarias da Segurança Pública e Administração Penitenciária. As aulas teóricas foram ministradas por professores da Escola de Administração Penitenciária nas dependências da EAP e as práticas, por instrutores do Batalhão de Choque, nas dependências da Polícia Militar.

A primeira etapa foi realizada com os integrantes do GIR sediado no Centro de Detenção Provisória da Chácara do Belém I. Desta vez, as equipes que recebem o certificado de treinamento são das regiões do Litoral (de 06 à 17/03) e Noroeste (de 31/03 à 13/04), com 33 e 34 componentes cada uma, respectivamente.

Os demais grupos estão sediados em: Tremembé, Itirapina, Sorocaba, Presidente Bernardes e Lucélia.

Assessoria de Imprensa – SAP