Adm. Penitenciária: CPP de São Miguel Paulista inaugura sala de leitura

Projeto é uma parceria entre SAP, Funap e Secretaria da Cultura

sex, 10/02/2006 - 11h19 | Do Portal do Governo

Reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista já podem desfrutar de uma completa sala de leitura, com mais de 600 títulos. A biblioteca, inaugurada nesta quinta-feira, dia 9, é uma parceria da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e da Fundação de Amparo ao Preso (Funap), com a Secretaria de Estado da Cultura.

A inauguração da sala de leitura faz parte do projeto “São Paulo: Um Estado de Leitores” e já é a quinta instalação em unidades da SAP – possuem salas de leitura as Penitenciárias Femininas do Tatuapé e Butantan e o Centro de Detenção Provisória de Parelheiros, com duas bibliotecas.

Segundo o coordenador do projeto, José Luiz Goldfarb, o maior objetivo das salas é o aumento do número de leitores nos estabelecimentos penais. “Infelizmente, nós partimos do ponto que a média de leitura dos brasileiros é muito baixa, o que nos coloca o desafio de investir em novas maneiras e alternativas para se ler mais”, explica. A meta da Secretaria de Estado da Cultura é a instalação de novas 85 salas de leitura em unidades prisionais.

Durante a solenidade de inauguração, o presidente da Funap, Iberê Baena Duarte, ressaltou o valor da leitura para os presos. “É impressionante a importância dos livros no dia-a-dia dos reeducandos. Através da leitura, eles acabam aprendendo muito até sobre a legislação e os seus direitos dentro do próprio estabelecimento penal”, afirma Iberê, que aproveitou a ocasião para anunciar uma nova parceria para doação de livros, desta vez com o Centro das Indústrias do Estado São Paulo (Ciesp).

Os reeducandos do CPP acompanharam a inauguração da sala e demonstraram ansiedade para usufruir dos livros. “A leitura distrai, traz coisas boas, alimenta a alma”, comenta Marisvaldo da Silva, 48 anos, que cumpre pena há dez por roubo. Fã dos livros de ciência e ficção científica, já está providenciando o seu cadastro na biblioteca para iniciar novas leituras.

O CPP de São Miguel Paulista possui 116 presos cumprindo pena no regime semi-aberto, em sua maioria, ex-policiais civis e militares. Com a inauguração da sala de leitura, a diretora da unidade, Maria das Neves Duarte, realiza um sonho antigo, o de montar uma biblioteca estruturada para atender aos reeducandos do CPP. Além de servir como local de estudo para diversos presos, a sala representa uma nova forma de entretenimento da unidade. “É uma chance a mais dessas pessoas se afastarem do mundo do crime através de algo construtivo, que cria novas expectativas”, afirmou a diretora, que já pensa em ampliar as mesas e cadeiras do local.

Assessoria de Imprensa Sectretaria de Administração Penitenciária

J.C.