Adm. Penitenciária: CPP de São Miguel Paulista ganha espaço de leitura

O Centro Cultural Caminhos para a Liberdade receberá 740 obras da Secretaria da Cultura

sex, 17/02/2006 - 11h20 | Do Portal do Governo

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista, localizado na zona leste da cidade, ganhou espaço de leitura. O local chamado Centro Cultural Caminhos para a Liberdade receberá 740 obras literárias de autores diversos, cinco estantes e três revisteiros da Secretaria da Cultura, por meio do Programa São Paulo: Um Estado de Leitores. O objetivo é incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros. O espaço foi inaugurado na semana passada. Esta é a quinta Sala de Leitura.

O projeto é realizado pela Secretaria da Cultura em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária, por meio da Fundação de Amparo ao Preso, no Estado. A Penitenciária Feminina Marina Cardoso de Oliveira (zona oeste da capital) e o Centro de Difusão Cultural Penitenciária Feminina do Tatuapé (zona leste) ganharam uma sala de leitura. O CPD Pinheiros recebeu duas novas salas de leitura.

Parceiros na leitura

Criado em 2003 pela Secretaria da Cultura, o programa São Paulo: Um Estado de Leitores conseguiu, em maio de 2005, zerar o número de municípios do Estado sem bibliotecas públicas. A ação é realizada pela Secretaria de Cultura em parceria com prefeituras e iniciativa privada. As empresas contribuem com o processo de criação de salas e bibliotecas e doam livros e materiais. Banco do Brasil, ABN Amro Bank, Santander Banespa, BankBoston, Instituto Itaú Cultural, Grupo Sílvio Santos, Bovespa, Tim e a Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e as fundações Nestlé, Camargo Correia, Telefônica e Victor Civita são algumas das companhias que aderiram ao projeto.

As prefeituras cedem as áreas para a criação dos espaços de leitura, além dos profissionais para operá-los. Além das bibliotecas, foram abertas mais 90 salas de leitura pela periferia da cidade e da grande São Paulo em conjuntos habitacionais do CDHU, hospitais públicos, escolas de samba, Centros de Integração da Cidadania, Centro de Detenção e Penitenciária e centros esportivos e culturais.

Assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura