Adm. Penitenciária: Adolescentes grafitam muro do Carandiru

Aviso de Pauta - Quinta-feira, dia 12 - Evento conta com o apoio da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária

sex, 06/10/2000 - 18h04 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Quinta-feira, dia 12 – Evento conta com o apoio da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária

No próximo 12 de outubro, mais de 150 jovens e adolescentes aproveitarão as comemorações do Dia das Crianças para refletir sobre sua infância e lançar o questionamento: Pai – Herói ou Vilão? Este será o tema de uma enorme grafitagem que farão no muro externo do Carandiru durante o evento Hip Hop Urra! 3, uma iniciativa do Projeto Quixote, que une a criatividade e a expressão do movimento hip-hop ao trabalho educativo e preventivo.

A cada Hip Hop Urra!, uma data e local simbólico são escolhidos para uma intervenção coletiva na cidade de São Paulo. Através das cores e formas do grafite, jovens moradores da periferia da cidade, participantes de núcleos de hip-hop ou projetos sociais, marcam o espaço público com sua arte, reflexão e atitude.

O primeiro Hip-Hop Urra! aconteceu no último 25 de janeiro, aniversário da cidade, quando foi produzido o grafite ‘Justiça Social e Paz’, no muro lateral do Carandiru. No dia 22 de abril, nos 500 anos de descobrimento, o tema escolhido foi ‘Educação Sem Exclusão’ inspirando um colorido grafite nos muros de uma escola pública, no Jaguaré.

Para preparar o Hip Hop Urra! 3, os jovens e adolescentes se reuniram durante quatro meses para discutir o tema, escolher o local e organizar a programação. Além dos 150 grafiteiros e aprendizes, a festa contará com a presença de rappers, breakers e MCs (mestres de cerimônias). Irão participar as posses (núcleos de hip-hop): Bio Dlest, Casa do Hip Hop de Diadema, Corvo, E.N.D.P., Fique Vivo (Programa Estadual DST/Aids), Jabaquara Breakers, Jeff, Mago das Cores, Mauá Breakers, Negroatividades, Old New School, R.G. e Quixote Art.

Com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária do Governo do Estado de São Paulo, o evento será custeado pela venda de produtos confeccionados pelos participantes, como banners grafitados, bonés e camisetas pintados a mão, além de camisetas com o slogan do evento (confeccionadas pela Comunidade Lua Nova e com silkscreen cedido pela Associação Profissionalizante da Febem/SP e a Vicky Daniel’s). Todos os produtos estarão à venda durante o evento.

Com esta iniciativa, o Projeto Quixote, do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), busca incentivar a autonomia e as potencialidades do adolescente brasileiro, afirmando seu direito à vida, lazer e arte.

Data: Quinta-feira, dia 12 de outubro de 2000
Horário: A partir das 12 horas
Local: Muralha do Complexo Penitenciário do Carandiru
R. Ataliba Leonel – São Paulo, capital