Adesão do Estado reforça combate ao desmatamento da Amazônia

São Paulo intensifica ações de fiscalização e apreensão de madeira ilegal

qui, 01/11/2007 - 10h20 | Do Portal do Governo

O governo do Estado formalizou apoio ao Pacto Nacional pela Valorização da Floresta e pelo Fim do Desmatamento na Amazônia Brasileira, proposto pela organização não-governamental Greenpeace e outras oito entidades ambientalistas – Instituto Socioambiental, Instituto Centro e Vida, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, The Nature Conservancy, Conservação Internacional, Amigos da Terra, Imazon e WWF-Brasil. São Paulo é o primeiro Estado não-amazônico a tornar-se signatário do pacto.

A adesão foi oficializada pelo governador José Serra em evento realizado no Parque Villa-Lobos, na capital.

O acordo propõe o fim do desmatamento na Amazônia num prazo de sete anos, por meio do estabelecimento de regime de metas de redução. Para alcançar o objetivo, deverão ser criadas políticas de valorização econômica da floresta, como o pagamento por serviços ambientais e a otimização do uso agrícola em áreas desmatadas.

O governador do Estado afirmou que as florestas não são importantes somente por causa do problema do aquecimento global, mas por ser um patrimônio em si. “Elas têm valor imenso, que está sendo destruído. Depois da devastação, a recuperação é muito penosa e jamais será feita nessa escala”, avaliou. 

Da Agência Imprensa Oficial