Adesão das escolas ao Saresp termina nesta terça-feira

487 municípios e outras 103 escolas particulares já aderiram ao exame estadual

ter, 30/06/2009 - 12h30 | Do Portal do Governo

Termina nesta terça-feira, 30, o prazo para as escolas municipais e particulares manifestarem interesse em participar do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (Saresp), avaliação criada pela Secretaria da Educação originalmente para os alunos de escolas estaduais.

Até a última quinta-feira, 25, 487 municípios e outras 103 escolas particulares manifestaram o desejo de participar do exame estadual. Só na Grande São Paulo, alunos de 53 colégios privados devem ser avaliados pelo Saresp.

“Com a adesão de escolas particulares e municipais, é possível haver uma avaliação integrada que permite a comparação dos resultados entre as três redes de ensino. As unidades municipais que aderirem à avaliação terão os custos pagos pelo Estado”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

Todos os procedimentos e prazos a serem cumpridos estarão disponíveis no site da Secretaria http://saresp2009.edunet.sp.gov.br. O material ainda traz a resolução e o decreto sobre a avaliação, além de informações e da documentação que as redes (municipais e particulares) devem apresentar.

As provas acontecem entre os dias 10 e 12 de novembro. O resultado da avaliação tem implicação direta no Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp), utilizado para calcular o bônus pago aos professores da rede.

O Saresp é aplicado aos alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, em escolas com ciclo de oito anos, e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Para as unidades que já implantaram o regime de nove anos no Ensino Fundamental, o exame é destinado aos matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos.

As disciplinas avaliadas no Saresp são língua portuguesa, matemática e ciências humanas, além de redação. A aplicação das disciplinas acontecerá de acordo com a série. Só na rede estadual, o Saresp deve atingir cerca de 2 milhões de alunos em 5.300 escolas.