Acupuntura é eficaz no tratamento odontológico de pacientes especiais

Técnica acalma pacientes com paralisia cerebral, dispensando o uso de faixas de contenção

qui, 15/03/2007 - 22h05 | Do Portal do Governo

Pesquisa da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP mostra que o uso de acupuntura no tratamento odontológico de pacientes com síndromes e paralisias cerebrais ajuda-os a controlar movimentos involuntários, além de mantê-los mais calmos. A conclusão faz parte de estudo sobre o atendimento da Clínica de Pacientes Especiais da FORP, realizado pela dentista Carolina Paes Torres Mantovani e o doutorando Rodrigo Galo, orientados pela professora da FORP, Maria Cristina Borsatto.

Maria Cristina conta que a acupuntura foi introduzida há cinco anos na Clínica de Pacientes Especiais, que atende em média dez pacientes por semana. “Com freqüência as faixas de contenção são dispensadas, pois o paciente fica mais calmo e os movimentos involuntários desaparecem”, explica. “As famílias também relataram que eles ficaram mais calmos em casa, dormiram bem e ainda apresentaram melhora em outros sintomas”.

Para a professora, a acupuntura é um recurso a mais para os profissionais da saúde. “O método apresenta vantagens em relação ao custo, à segurança nos resultados e pela mínima possibilidade de apresentar efeitos colaterais, quando comparada a outros tipos de tratamento”, ressalta, “deixando de ser chamada de medicina alternativa para ser denominada medicina complementar”.

Resultados

Outra pesquisa desenvolvida na clínica de cirurgia da FORP, a ser publicada neste ano, revela que pacientes submetidos à Acupuntura consumiram menos analgésicos e o edema facial pós-cirúrgico foi menor. “Foram analisados 30 pacientes na cirurgia e todos  relataram esses benefícios”, aponta Maria Cristina.

Diante dos resultados, a professora conseguiu implantar a acupuntura na grade curricular da FORP. “Temos a disciplina optativa na graduação com 20 vagas e o curso de extensão para  profissionais já formados”. A professora, formada em medicina tradicional chinesa, defende a acupuntura para todos os pacientes.

“Ela pode ser empregada para diminuir o estresse e a ansiedade frente ao tratamento odontológico”, relata. “Também pode ser usada em casos de bruxismo infantil, paralisia facial, dores miofaciais,  disfunções temporo-madibulares, todos com resultados satisfatórios já  relatados na literatura”.

O trabalho “Acupuntura como método complementar no atendimento odontológico a pacientes especiais”, orientado pela professora da FORP, conquistou o 1º lugar, na categoria Pesquisa Clínica, durante  o 37º Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e  Odontopediatria, realizado no final de 2006 em Pernambuco. A meta dos pesquisadores agora é colaborar para que a acupuntura se transforme numa especialidade da Odontologia, como já acontece com outras áreas da saúde.

Da Agência USP

(J.H.)