Acordo visa estimular empreendedorismo ambiental em SP

É o que prevê protocolo assinado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e o Srbrae-SP

sex, 22/02/2008 - 15h44 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP) assinaram nesta quarta-feira, 21, um protocolo de intenções que objetiva, entre outros fatores, o estímulo de ações relacionadas ao empreendedorismo ambiental.

A idéia do protocolo é estabelecer condições que permitam a cooperação técnica, entre a SMA e o Sebrae, envolvendo a troca de informações, elaboração de estudos, desenvolvimento de programas e projetos conjuntos e de interesse comum para orientar as pequenas e médias empresas, ligadas ou não à área ambiental, integrando-as aos sistemas produtivos do Estado.O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Fábio de Salles Meirelles, destacou a importância do protocolo, que é o ponto de partida para novas ações pró-ativas. “Este protocolo trata de um assunto de visão nacional e que está no momento exato de ação” declarou.

Focos

Para o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, é preciso incentivar a criação de novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs junto aos pequenos produtores. “Precisamos passar conceitos de educação, conscientização e gestão aos agricultores, para que eles possam ser reconhecidos como exemplos de produção agrícola com preservação ambiental, e quem pode fazer isso é o Sebrae”, afirmou.

O protocolo é dividido em quatro focos principais: Programa de Recuperação Florestal e Mata Ciliar – Neutralização de Carbono; Projeto Prioritário da Guarapiranga; Reservas de Desenvolvimento Sustentável – RDS e Pólos Produtores de Cerâmicas. A operação das ações se dará por meio da Fundação Florestal – FF, vinculada à SMA.

 

Valéria Duarte 

Da Secretaria Estadual de Meio Ambiente

(I.P.)