Acordo permitirá CDHU concluir urbanização no litoral

Krähenbühl anunciou que será negociada a cessão da Vila Alemoa, em Santos

qua, 19/03/2008 - 16h11 | Do Portal do Governo

A  Companhia  de  Desenvolvimento  Habitacional  e  Urbano  (CDHU) e a Secretaria  do  Patrimônio  da  União  (SPU)  assinaram acordo que autoriza intervenção  do  Estado  em  uma  área  de 315 mil metros quadrados na Vila Margarida,  em  São  Vicente.  As terras pertencem à União e foram ocupadas irregularmente  na década de 70.

A CDHU, em conjunto com a Prefeitura, começou a recuperar o local que antes, além  da  falta  de  saneamento  e infra-estrutura,  era  inundado pela maré alta, e levava a população a morar em palafitas.

O acordo foi assinado na segunda-feira, 17, em São Paulo pelo secretário  Estadual  da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, e pela  gerente  regional  da  SPU, Evangelina Pinho. O documento, baseado em portaria  do  Ministério  do Planejamento que trata da cessão permanente da área  ao  Estado,  permite que a CDHU promova a regularização fundiária e a conclusão das obras de urbanização.

A  Vila  Margarida é o principal acesso à Favela México 70, localizada entre a Ponte dos Barreiros e a Ponte do Mar Pequeno. A CDHU está fazendo a revitalização,  saneamento  e urbanização da área, onde vivem mais de 3 mil famílias.  Parte  dessa  população  já foi atendida com 1.123 moradias, das quais  867  construídas no próprio local.

Mais 650 estão sendo beneficiadas com  redes  de  água  e  esgoto, drenagem, pavimentação, paisagismo e com a construção  do canal de acumulação e de equipamentos sociais. Há também 440 unidades  habitacionais  em obras. Após a regularização fundiária, todas as famílias terão a escritura definitiva do seu imóvel.

Segundo  o  secretário  Lair  Krähenbühl,  a  CDHU também deve assinar acordo  semelhante  em  relação  à  Vila  Alemoa,  em Santos. A área também pertence  à  União.  “Já  assinamos o documento referente à Vila Margarida. Nossa  expectativa  é  assinar  a  autorização  para  uso da Vila Alemoa em breve”,  afirmou  o  secretário.

O pedido para cessão definitiva da área já foi  encaminhado  ao  Ministério  do  Planejamento.  Para  atender famílias vítimas de um incêndio na Alemoa, a CDHU adquiriu o Residencial Cruzeiro do Sul, da Caixa Econômica Federal, no Morro Nova Cintra.

Da CDHU