Acordo libera escavações na futura Estação Pinheiros do Metrô

Consórcio, Polícia Civil, Instituto de Criminalística, IPT e Ministério Público assinaram termo de ajustamento de conduta

ter, 03/04/2007 - 11h54 | Do Portal do Governo

Um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) foi assinado na tarde desta segunda-feira, dia 2, na sede do Ministério Público em São Paulo, para liberação dos trabalhos de investigação na futura Estação Pinheiros da Linha 4 do Metrô. O acordo permite que os técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) possam trabalhar com segurança a procura de dados e provas para elaborar o laudo sobre as causas do acidente ocorrido em janeiro.

Polícia Civil, Instituto de Criminalística, IPT, Ministério Público e o consórcio Via Amarela autorizaram a construção de estacas no contorno do buraco onde houve o desmoronamento, para tornar seguro o trabalho de investigação. O TAC prevê a construção de 84 estacas, que serão ancoradas no contorno da cratera onde houve o desmoronamento. O objetivo é garantir que a escavação preserve as provas e a segurança das pessoas que irão trabalhar no local.

O consórcio informou, durante coletiva de imprensa realizada depois da assinatura do TAC, que as obras devem ser iniciadas já na próxima semana. A previsão, segundo o cronograma, é que sejam concluídas no dia 15 de outubro.

Leia a íntegra do TAC no site do Ministério Público e entenda as condições estabelecidas pelas partes.