Acordo entre governos paulista e catalão irá aprimorar testes de aids e hepatite

Cooperação permitirá treinamento dos profissionais dos bancos de sangue paulistas

qui, 15/11/2007 - 12h00 | Do Portal do Governo

O governo paulista pretende tornar mais eficazes os testes de sangue que identificam os vírus da aids e da hepatite C. O objetivo é reduzir a ocorrência da janela imunológica, período em que o exame sorológico utilizado no Brasil pode não identificar anticorpos da doença na corrente sangüínea, produzindo o chamado falso-negativo.

Acordo de cooperação técnica, firmado no dia 7 entre a Secretaria da Saúde e o governo da Catalunha (Espanha), permitirá que profissionais dos bancos de sangue do Estado sejam treinados pelos técnicos espanhóis para dominar a aplicação da nova metodologia, denominada Nucleic Acid Test (NAT), utilizada em países desenvolvidos. Com o NAT, é possível diminuir em cerca de 50% a janela imunológica nos testes de HIV, passando de 22 para 11 dias. No caso dos exames de hepatite C, o tempo cai de 70 para 12 dias, redução de 82%. 

Intercâmbio – O acordo permitirá ainda que os profissionais de São Paulo e da Catalunha façam intercâmbio de conhecimento nos setores de doação e transfusão de hemoderivados, hemovigilância, imuno-hematologia, organização de coletas, bancos de sangue de cordão umbilical e de terapia celular para tratamento de doenças, principalmente na área cardiovascular. O Departamento de Saúde da Catalunha também enviará técnicos para cursos de capacitação em São Paulo.

“As autoridades de saúde da Catalunha têm especial interesse no estudo de fenótipos sangüíneos raros encontrados em países da América Latina, já que recebem muitos imigrantes. Esse acordo será fundamental para que os dois países aprimorem seus serviços na área de bancos de sangue e hemoderivados”, afirma o coordenador da Hemorede Estadual, Osvaldo Donnini.

O convênio prevê que os profissionais de saúde vinculados ao governo catalão sejam treinados para incorporar metodologias utilizadas nos bancos de leite humano do Estado de São Paulo, o que abrange atividades de promoção da doação, logística de coleta, tratamento e distribuição de leite materno. 

Da Secretaria da Saúde