Acordo entre governos federal e estadual incentiva turismo paulista

Cooperação técnica vai auxiliar na estruturação e desenvolvimento do turismo no Estado

qua, 21/10/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Ministério do Turismo e a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo (SELT) assinaram na segunda-feira, 19, um acordo de cooperação técnica que permite uma maior implementação de ações conjuntas para auxiliar na estruturação e desenvolvimento do turismo paulista.

Com vigência de um ano, o acordo prevê inicialmente ações especiais para dois projetos: “Estudo de Competitividade” e “Inventário da Oferta Turística”. Nesta ação, foram priorizados os municípios de Aparecida, Brotas, Campos do Jordão, Guarujá, Cananéia, Iporanga, Bananal, Santos, Santo André, Atibaia, Itu, Panorama, São Carlos, São Sebastião, São Vicente e São Bernardo do Campo. 

O trabalho de estudo e inventário ficará sob responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas. “Esse é o primeiro passo para posicionarmos os roteiros turísticos paulistas nas prateleiras nacionais e internacionais. A partir desse diagnóstico, iremos impulsionar as ações coordenadas do Estado com as prefeituras”, afirmou o secretário Claury Alves da Silva. 

De acordo com o ministro Luiz Barretto, a primeira versão desse inventário deverá ser entregue em até quatro meses. “O Ministério investe cerca R$ 500 mil nesse projeto que beneficiará tanto os destinos de lazer como de negócios. Hoje, o Estado de São Paulo é responsável por 40% do PIB do turismo brasileiro. Por isso, é dever do Ministério do Turismo dar uma atenção especial a este destino”, explicou o ministro. Ele ainda ressaltou que essa primeira ação contribuirá para a consolidação de planos nas áreas infraestrutura e qualificação. 

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo