Acordo entre Fapesp e BNDES amplia apoio à inovação

Compromisso aproxima o acesso de empresas emergentes e inovadoras à linhas de crédito e instrumentos de renda variável do banco

ter, 03/10/2017 - 18h43 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira (3) um acordo de cooperação técnica que pretende ampliar as possibilidades de apoio a pequenas empresas inovadoras e incentivar investimentos em inovação no país.

O compromisso firmado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foca principalmente nas áreas estratégicas de Manufatura Avançada e Internet das Coisas (IoT).

O acordo de cooperação aproxima o acesso de Empresas Emergentes Inovadoras que já tenham sido apoiadas no âmbito do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), a linhas de crédito do BNDES e a instrumentos de renda variável (Fundos de Investimentos à Inovação), a partir de avaliação econômica realizada pelo Banco.

“Com essa boa parceria muito desses projetos poderão ter os produtos lançados no mercado. Então, nosso PIPE terá o reforço do BNDES, podendo expandir suas atividades, para seus bons projetos prosperarem, seus produtos serem lançados, como também os centros de engenharia, extremamente importantes, e também a área de pesquisa da inovação, principalmente ligada à manufatura e Internet. Enfim, inúmeros bons projetos”, explicou o governador.

A assinatura também possibilita a articulação de ações em ambas instituições para projetos específicos, como os Centros de Pesquisa em Engenharia mantidos pela Fundação em parceria com empresas e instituições de pesquisa. Espera-se que, com o acordo, seja possível a complementaridade de instrumentos e ações do BNDES e da FAPESP para o desenvolvimento desses centros.

O acordo, que tem vigência de cinco anos e será elaborado com plano de trabalho para detalhamento e acompanhamento das atividades, prevê, ainda, a avaliação conjunta de focos tecnológicos relevantes para formulação de políticas públicas e coordenação de esforços para investimentos no país, como o lançamento de chamadas conjuntas de projetos relacionados à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em Manufatura Avançada e Internet das Coisas (IoT).