Aconchego e diversão atraem turistas para Amparo

Cidade é famosa por integrar o Circuito das Águas e também pelo tradicional Festival de Inverno

sex, 06/07/2012 - 9h31 | Do Portal do Governo

Distante 133 Km de São Paulo, Amparo é uma ótima pedida para os turistas que desejam conhecer um local aconchegante. Logo ao chegar à cidade, as ruas estreitas e o colorido dos casarões chamam a atenção. Outro destaque é o tradicional Festival de Inverno e as fontes de águas minerais.

Para começar o passeio, uma opção é ir conhecer o local que originou o nome da cidade, a Catedral Nossa Senhora do Amparo. Após receber a imagem da santa, vinda de Portugal, a antiga capela nomeou o município.

Outro ponto que aguça a fé é a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Construída em 1831, o local era frequentado pelas ricas famílias de produtores rurais que assistiam a missa em seus balcões superiores, enquanto os escravos assistiam no piso térreo.

No Parque Alonso Ferreira de Camargo, mais conhecido como Jardim Público, os visitantes encontrarão um cenário que parece voltar no tempo. O local conta com fontes, corneto, várias árvores e ainda dois parques infantis.

Amparo também é conhecida como capital histórica do Circuito das Águas. Todos os anos, a cidade recebe inúmeros turistas que buscam as propriedades medicinais contidas nas fontes de águas minerais, um exemplo é a Fonte Nossa Senhora do Amparo.

Já na Casa do Artesanato, local que abrigou a antiga estação de trem, os turistas encontram em exposição trabalhos de lã, bordados, crochê, madeira, couro, tecido e esculturas. Sendo que o grande destaque fica por conta dos tradicionais produtos feitos com cipó, como vasos, molduras e móveis.

Festival de Inverno

Neste sábado, 7, tem início a 12ª edição do Festival de Inverno de Amparo. Até o dia 28, a Praça Pádua Salles contará com três palcos que trarão diversas atividades culturais como teatro, shows, jogos e oficinas artísticas.
               
Na parte musical, o evento conta com uma variedade de ritmos e espaço para os artistas locais. Logo na estreia, 7, Ivan Lins sobe ao palco, no dia 14 é a vez do samba com o grupo Casuarina e no dia 15 a cantora Patrícia Talem apresenta ao público um pouco de MPB. Outros destaques são a banda Fala Mansa e Jota Quest que fazem show nos dias 22 e 28, respectivamente.

No Festival, os turistas ainda poderão provar as delicias da culinária típica das fazendas.  Um dos pontos fortes é o Festival de Sopas, além disso, estarão à venda nas barraquinhas pratos como feijão tropeiro e os bolos artesanais.

Clique aqui para conferir a programação completa do Festival de Inverno.

Do Portal do Governo do Estado