Acompanhe a programação de férias do Museu Casa de Portinari

Brincadeiras, oficinas e peça de teatro serão realizadas na praça Candido Portinari até o dia 31 de julho

qui, 11/07/2013 - 21h34 | Do Portal do Governo

Mesmo fechado para restauro no momento, o Museu Casa de Portinari, no município de Brodowski, oferece na Praça Candido Portinari, até o dia 31 de julho, a sua tradicional programação de férias.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

O museu, instalado na casa onde Candido Portinari morou durante sua infância e juventude, tem a missão de preservar e divulgar o legado do artista plástico. As brincadeiras infantis para o mês de julho também carregam essa intenção.

As “Férias no Museu” recriam o ambiente vivido por Candinho, apelido de infância de Portinari, com brinquedos e brincadeiras educativas, entre elas pião, bilboquê, quebra-cabeças, jogos, pula corda, bugalhas, amarelinha e desenhos com lápis de cor.

Confira abaixo a programação infantil do Museu Casa de Portinari para julho. Todas as atividades são gratuitas.

Oficina “Deixa O Vento Bater”
Dias 12, 19 e 26 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Na oficina “Deixa o Vento Bater”, oferecida às sextas-feiras, o público terá a oportunidade de confeccionar móbiles sonoros (sinos de vento). O objeto será feito com materiais recicláveis, miçangas e fios de nylon. A atividade será ministrada pela artesã Fabiana Martins.

Oficina de Confecção de Boneco “Espantalho”
Dias 13, 20 e 27 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 17h
O espantalho, personagem recorrente nas telas de Portinari, será tema das atividades realizadas aos sábados durante a programação de férias do museu. Na “Oficina de Confecção de Boneco”, ministrada pela professora Olga Ribeiro, os participantes farão o boneco que despertava o medo e permeava o imaginário do pequeno “Candinho”.

Oficina “Construção de Pássaros”
Dias 14, 21 e 28 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 17h
O Museu Casa de Portinari realiza a “Oficina de Construção de Pássaros”, aos domingos. A ação destina-se às pessoas que buscam conhecimento específico, diversão, qualidade de vida, bem como o entretenimento e o convívio social e familiar. Na atividade, os participantes irão construir uma silhueta tridimensional em forma de pássaro, com a orientação do professor Eliton Silva (Pitta). Durante a oficina também serão oferecidas uma apresentação de humor com marionete e momentos de recreação infantil.

Oficina de Recorte e Colagem – “Arco-Íris”
Dias 16, 23 e 30 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Todas as terças-feiras do mês de julho o público infantil está convidado a desenvolver seu potencial artístico utilizando a técnica de colagem em diversos materiais coloridos. Na ação ministrada pela artista plástica Rita os participantes farão uma releitura dos prédios históricos de Brodowski.

Oficina de Origami – “Block Folding”
Dias 17, 24 e 31 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 17h
O Museu Casa de Portinari convida o público para a oficina “Block Folding” (triangulo dobrável, em inglês), que será ministrada pelo professor Raul Carreira Rufato. A atividade, desenvolvida às quartas-feiras, é uma vertente do tradicional “origami” (arte de dobrar papéis), onde os módulos são criados em forma de triângulos e, a partir daí, formar outros objetos.

Oficina “Construção de Peteca de Palha”
Dias 18 e 25 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Às quintas-feiras, o Museu Casa de Portinari realiza a oficina “Construção de Peteca de Palha” ministrada pelo artesão Natal Angelo Rufato. A atividade irá resgatar o rico universo da construção manual de brinquedos, de forma a proporcionar a interação e o resgate das brincadeiras de rua com os mesmos materiais usados na época da infância de Portinari, como palhas e penas de galinha.

Apresentação Teatral “A História de Findomundo”
Dia 28 de julho, às 16h
A peça teatral “A História de Findomundo”, realizada pelo Museu Casa de Portinari, no dia 28 de julho, apresenta uma cidade branquinha, pequena e calma, que se votava em tudo, menos para Ministro da Guerra. Os cidadãos da cidade eram tranquilos e pacíficos, porém um estrondo, seguido por uma labareda cuspida para o céu e um rugido infernal, abalou a cidade. Houve pânico, correria, confusão, muita gente se escondeu sob a cama. Quando o medo se instalou em Findomundo, eis que surge um milagre! Vindo não se sabe de onde, o herói Dom Pendragon de Cantalupo, o caçador de dragões, aparece determinado a restabelecer a ordem.

Do Portal do Governo do Estado