Acolhimento une estudantes em escola estadual em Araçatuba

Ação começou com bateria de atividades aplicadas como forma de promover imersão aos valores do Programa Ensino Integral

qui, 13/02/2020 - 20h41 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Educação

Como parte das atividades do Programa Ensino Integral (PEI), as escolas participantes do modelo fizeram, no retorno às aulas, em 3 de fevereiro, o acolhimento de alunos vindos de outras unidades. O processo se estendeu para toda a rede, já que faz parte do Programa Inova Educação.

Na Escola Estadual Jorge Corrêa, em Araçatuba, no interior do Estado, cerca de 100 novos estudantes foram acolhidos. A ação começou com uma bateria de atividades aplicadas aos alunos como forma de promover imersão às premissas e valores do PEI, das quais participam professores, gestores e alunos das séries veteranas.

Foram feitas performances, palestras e outras atividades de apresentação da iniciativa para os novos alunos. “É muito gratificante ver os juvenis dissertando sobre os quatro pilares da educação e descrevendo seu projeto de vida”, salientou a professora Ilma Bersani, diretora da unidade.

Entusiasmo

A jovem Mariane Ribeiro, aluna do 3º ano do Ensino Médio, falou à plateia de novos estudantes sobre a alegria e o entusiasmo em participar das atividades. “Eu me senti mais acolhida do que acolhedora. Estou sem palavras para descrever a emoção que sinto em participar desses”, diz.

Já Leonardo Baleiro, estudante acolhedor do 3º ano do Ensino Médio, também destaca a importância da iniciativa. “É lindo ver projetos como este e ver os pequenos tão envolvidos e animados”, afirma.

Para a professora Antônia Rodrigues de Sousa, que atua nas disciplinas de Geografia e Protagonismo Juvenil na escola, o Ensino Integral traz novos desafios. “A educação é mágica. Tem o poder de transformar as pessoas. É um desafio, mas, com entrosamento e compromisso, os objetivos são alcançados”, avalia.