Ações na área da habitação são destaque em debate sobre revitalização do Centro de São Paulo

Cidade Legal, Vila Itororó e o Plano de Habitacional de Integração são algumas das ações que focam a reurbanização da região central

sex, 20/11/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

O secretario da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, foi destaque no debate “O papel da moradia na recuperação do centro de São Paulo”, realizado na sede  da Associação Viva o Centro, na quarta-feira, 18, em São Paulo. Durante sua apresentação, o secretário focou as ações do Estado nas questões habitacionais das regiões metropolitanas, enfatizando a importância da regularização fundiária e de políticas públicas para moradias de interesse social como fatores fundamentais para a revitalização dessas áreas. 

“Antes de construir novas casas, é preciso regularizar as edificações que já  temos”, disse o secretário Lair Krähenbühl, na abertura de sua palestra “Políticas públicas para a habitação e a questão da recuperação do Centro”. O secretário citou os imóveis irregulares ocupados inadequadamente ou abandonados como alguns dos problemas que contribuem substancialmente para a degradação do Centro.

Para alterar o estado de abandono dos edifícios das regiões centrais, uma das saídas seria a promoção da regularização fundiária. Para isso, o Estado lançou em 2007 o Programa Cidade Legal, que fornece às prefeituras apoio técnico a custo zero para auxiliar na regularização dos núcleos habitacionais, públicos ou privados. “Habitação não é só construir casas. A ilegalidade leva a perda de patrimônio. Sem documentação, o proprietário não cuida do que é seu, já que não tem valor comercial. Os empreendedores não vão querer saber de um bairro assim”, disse Lair Krähenbühl.

Nos próximos anos, a intervenção do Estado na Região Central deve mudar a cara do Centro. Um dos projetos é a Vila Itororó, na região da Bela Vista.  “Vamos abrigar a população da Vila Itororó. A prefeitura vai intervir nos passeios, vamos mudar a cara do lugar. Acabar com os cortiços. Uma corrente que vai contagiar todos os moradores da região”, falou o secretário.  Em parceria com a prefeitura, o Estado vai revitalizar toda a Rua Condessa de São Joaquim. A CDHU vai construir os empreendimentos Bela Vista G, Bela Vista D e Bela Vista A, que ficarão prontos até 2011. Além disso, a Companhia vai  restaurar fachadas e promover a desocupação dos imóveis.

Lair Krähenbühl também apresentou o Programa Habitacional de Integração (PHAI), que incentiva o servidor estadual a morar próximo de seu local de trabalho. “Imaginem que maravilha para o Centro ter policiais, médicos, professores morando na região. Você muda as características do bairro”, explicou. O sucesso do programa pode ser medido pela procura dos servidores. Em poucos dias, 9.500 servidores se inscreveram para um empreendimento de 350 unidades no Ipiranga.

Da CDHU