Ações do #GovernoSP visam desenvolvimento pleno da criança

Programa Primeiríssima Infância atende 101 municípios com ampla rede de proteção e políticas públicas para crianças de 0 a 3 anos

qui, 27/10/2016 - 14h25 | Do Portal do Governo

Promover a saúde integral e o pleno desenvolvimento da criança é o objetivo do Primeiríssima Infância. Presente em 101 municípios do Estado de São Paulo, o programa é uma iniciativa inédita do Governo do Estado e oferece ampla rede de proteção e políticas públicas voltadas a crianças de 0 a 3 anos. A intenção é implantar esse trabalho em todo o território paulista.

#CriançasSP: conheça histórias de crianças e de quem teve suas vidas transformadas por elas

A proposta multidisplinar conta com a participação de equipes profissionais, mães e gestantes, bem como de seus círculos de convivência, entre os quais o núcleo familiar, creches, instituições e cuidadores. O princípio é de que o desenvolvimento cognitivo e psíquico da criança está relacionado aos cuidados que ela recebe durante a gestação, parto e primeiros anos de vida.

O programa envolve quatro eixos de atuação: formação profissional com capacitação de servidores da saúde; mobilização social, por meio de ações com a comunidade; avaliação, através do monitoramento prévio e recorrente no projeto; e governança, com a criação de comitês gestores municipais, com representantes da sociedade civil.

O Primeiríssima Infância inclui ainda a criação do Índice Paulista da Primeira Infância (IPPI) para acompanhar as condições de acesso à saúde de crianças de 0 a 6 anos no Estado. 

Acesse o site da Secretaria de Desenvolvimento Social e conheça outros programas estaduais na área social.

Do Portal do Governo do Estado