Ações do Governo de SP contra o coronavírus atendem a 15 objetivos propostos pela ONU

Relatório mostra impacto positivo das iniciativas de enfrentamento à COVID-19 nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030

qui, 10/09/2020 - 15h44 | Do Portal do Governo

As medidas tomadas pelo Governo de São Paulo para enfrentar a pandemia do novo coronavírus impactaram positivamente 15 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030.

A publicação da terceira edição do “Impacto das ações do Governo do Estado de São Paulo de enfrentamento à COVID-19 nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” apresenta 649 medidas implementadas no período de 10 de março a 10 de agosto de 2020.

As ações, divulgadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo, foram reunidas pelo Comitê Extraordinário COVID-19. O relatório completo está disponível neste link.

Iniciativas

A totalidade das ações do Governo do Estado no contexto de enfrentamento da COVID-19 impacta direta ou indiretamente o ODS 3 (Saúde e Bem-estar), como o desenvolvimento de vacinas para doenças transmissíveis, ampliação de leitos de terapia intensiva e a contratação de profissionais para ampliar a capacidade de atendimento à população.

Outro ODS que teve grande destaque no relatório foi o 4 (Educação de qualidade), com ações que colocaram em marcha o ensino a distância e garantiram o devido suporte aos alunos, com materiais pedagógicos, alimentação e, principalmente, a continuidade do processo de aprendizagem.

No ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico) foram ao todo registradas 189 ações que protegeram do contágio por coronavírus trabalhadores de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, aposentados e servidores públicos.

E a sustentação do crescimento econômico demandou, por exemplo, medidas direcionadas para pequenos empreendedores e a facilitação de processos de natureza administrativa. Também foi necessário preservar o trabalho e a renda no setor cultural e criativo, que abrange cerca de 650 mil profissionais

A postura do Governo do Estado de São Paulo durante a crise do coronavírus alinhou-se ao enunciado do ODS 16 – é preciso construir instituições eficazes, responsáveis, inclusivas e transparentes. Com foco em uma gestão de crise transparente, as decisões são comunicadas à população por meio de diversos canais e coletivas de imprensa que são realizadas de segunda a sexta-feira.

O relatório “Impacto das ações do Governo do Estado de São Paulo de enfrentamento à COVID-19 nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” foi elaborado pelas secretarias de Relações Internacionais, Casa Civil e de Desenvolvimento Econômico do Governo Paulista.