Ações do ‘Escola da Família’ geram benefícios para alunos e comunidade

Iniciativa do Governo do Estado estimula a abertura das unidades de ensino nos fins de semana, com ações de diversos tipos

dom, 29/04/2018 - 8h34 | Do Portal do Governo

Prestes a completar 15 anos, o Programa Escola da Família, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado, estimula as unidades de ensino públicas estaduais a abrirem seus espaços para a comunidade nos fins de semana. O objetivo é criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais dos participantes.

Desde agosto de 2003, cada instituição de ensino organiza as atividades dentro de quatro eixos: Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho. As ações integram profissionais da Educação, voluntários e universitários, que contribuem para a inclusão social, com foco no respeito à pluralidade.

Com cerca de 50% de escolas abertas aos sábados e domingos, o programa mantém o número de quase 9 mil bolsistas, segundo Carmen Valle, umas das coordenadoras do programa. “As ações criam um senso de pertencimento, que faz com que a violência e as depredações diminuam nas regiões das escolas. Os locais passam a ser da população, que vê a escola como a casa dela e cuida do espaço”, ressalta a coordenadora, que também destaca a importância dos voluntários nas ações.

Comunidade

Em diversas regiões paulistas, as escolas constituem o principal equipamento público, especialmente nas localidades em que há poucas opções de lazer. Assim, os espaços escolares, que, antes ociosos nos fins de semana, passam a ser ocupados com atividades planejadas para a comunidade participante.

Milhares de universitários de todo o Estado dedicam os fins de semana ao programa. Em contrapartida, eles têm os estudos custeados por um dos maiores programas de concessão de bolsas de estudo do Brasil, realizado em convênio com instituições particulares de Ensino Superior, o Programa Bolsa Universidade

Esses convênios garantem aos universitários 100% de gratuidade nos cursos, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado (limitada a um teto de R$ 500 por mês, renovável anualmente) e o restante financiado pela própria faculdade.

Os universitários contemplados com a bolsa contribuem com o empenho e a dedicação para o crescimento da comunidade local. Quando formados, os alunos acrescentam ao currículo uma experiência enriquecida por valores como a responsabilidade social e a participação comunitária.

Benefícios

Na zona norte de São Paulo, diversas instituições aderem ao programa. “Temos a missão de trazer a comunidade para uma atitude de pertencimento das escolas. Na minha região, que engloba 22 unidades participantes, acabaram as pichações e depredações”, explica Sueli Martins Gonçalves, professora-coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Norte 2. “Os alunos adoram participar das atividades nos fins de semana. Contamos com diversas oficinas, como de futebol, artesanato e culinária”, acrescenta.

De acordo com Juvelino Carabanti, professor-coordenador de Projetos Especiais da Diretoria de Ensino Norte 1, as 33 escolas abertas aos sábados e domingos oferecem diversos benefícios. “Atualmente, a comunidade participa bastante, principalmente nas ações voltadas à qualificação para o trabalho. Os aspectos positivos são inúmeros para profissionais da Educação, voluntários, pais e alunos. Por vezes, o espaço escolar é o principal para os estudantes na região”, afirma o docente.

“O nosso principal desafio é aumentar o número de participantes do programa, que é estratégico. Estamos sempre avaliando para que a iniciativa se mantenha em progresso. São ações já internalizadas na rede de ensino do Estado e que têm o respeito da comunidade, desde aulas de dança ao reforço em disciplinas”, destaca Ana Maria Stuginski, coordenadora do Programa Escola da Família.