Ações da EMTU, CPTM e Metrô marcam mês de combate ao câncer de próstata

Passageiros dos Transportes Metropolitanos receberão orientações para cuidar da saúde na campanha Novembro Azul

ter, 05/11/2019 - 20h39 | Do Portal do Governo

Neste mês, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado (EMTU, CPTM e Metrô) promoverão uma série de ações para conscientizar os passageiros sobre a importância de cuidar da saúde. Vale destacar que o Novembro Azul é um movimento mundial que acontece para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Na próxima quarta-feira (6), agentes do programa Bem Querer Mulher, ligado ao Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, estarão no Terminal Jabaquara, das 10h às 14h, orientando os passageiros sobre prevenção.

As voluntárias também falarão sobre a importância do incentivo do público feminino ao homem na realização do exame de toque. Além disso, a iniciativa distribuirá folhetos informativos sobre a saúde masculina e laços azuis, símbolo da campanha.

Prevenção

Na sexta-feira (8), das 8h30 às 16h, é a vez de os estudantes da Universidade Paulista conversarem com os passageiros do Terminal Jabaquara. Eles esclarecerão dúvidas e orientarão sobre os cuidados com a saúde masculina, incluindo a prevenção do câncer de próstata.

Além disso, os passageiros receberão informações sobre doenças crônicas (hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellittus) e farão testes de glicemia capilar e aferição de pressão arterial.

Os psicólogos e psicodramatistas da Federação Brasileira de Psicodrama estarão no Terminal Santo André Leste, na segunda-feira (11), das 10h às 14h. Os usuários receberão orientações e poderão participar de esquetes teatrais relacionadas ao tema. Haverá distribuição de material informativo e laços azuis.

CPTM

Nesta quarta-feira (6), das 10h30 às 14h30, quem passar pela estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira, da CPTM, poderá receber orientações sobre a doença. Também serão oferecidos teste de glicemia, aferição de pressão, sessões de quick massage e instruções nutricionais gratuitamente. A ação de saúde é promovida pela Universidade Univeritas, com apoio da CPTM.

Especialistas do Centro de Referência em Saúde do Homem estarão na estação Brás nos dias 11, 12 e 13 de novembro entre 11h e 15h. Passageiros do Metrô e da CPTM que passarem pela estação Brás obterão orientações sobre os males da doença, sintomas e fatores de risco, de modo a estimular a prevenção.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele, e é confirmado após uma biópsia, indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no exame de toque, que somente são prescritos a partir de indicação de um urologista.

Na maioria dos casos, a enfermidade evolui de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida nem ameaça a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.

Os principais sintomas estão listados a seguir: dificuldade de urinar, demora para começar e terminar de urinar, diminuição do jato, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina.