Aço de armas incineradas se transformará em trens e plataformas

Mil e quatrocentas armas e munições foram destruídas nesta sexta-feira em Osasco

sex, 27/04/2012 - 13h48 | Do Portal do Governo

 

O aço resultante da incineração de 1.400 armas e munições remanescentes nos fóruns do Poder Judiciário paulista vai se transformar em trens e plataformas que reforçarão o transporte público. A destruição das armas aconteceu nesta sexta-feira, na metalúrgica Etna Steel, em Osasco, com a participação do governador Geraldo Alckmin.

“Armas apreendidas pela polícia que estavam em posse do Poder Judiciário são transformadas em aço líquido e viram trens e plataformas de embarque. Armas que matavam nas mãos de criminosos, pondo em risco a população, são transformadas em aço para o desenvolvimento de São Paulo”, explicou o governador.

Alckmin e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, assinaram o Termo de Cooperação para Custódia de Armas e Munições dos Fóruns do Estado. A partir do documento, as armas apreendidas pela polícia serão encaminhadas para dez batalhões da PM, com manipulação exclusiva do Judiciário. Com a nova sistemática, a arma será encaminhada pelo juiz para custódia ou destruição logo após ser periciada pelo Instituto de Criminalística (IC), e não mais permanecerá nos fóruns paulistas, que se tornavam vulneráveis à ação de criminosos.

“Nós estamos dando um passo histórico, porque as armas que estavam nos fóruns ameaçando a população estavam precariamente guardadas. Agora estão sendo destruídas, ou seja, não haverá mais armas e vidas serão poupadas”, destacou o presidente do TJ.

Para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, menos armas nas ruas significa redução da violência. “Às vezes as pessoas têm aquele mito de que arma é um instrumento de defesa, mas não é, arma é instrumento de ataque. O porte de arma coloca a pessoa numa condição muito pior em momento de assalto ou sequestro”, disse.

Do Portal do Governo do Estado