Acidentes com aranhas ferem 13 pessoas por dia em São Paulo

Regiões de Campinas (706), Sorocaba (247) e Taubaté (229) são os locais com o maior número de acidentes

qui, 19/12/2013 - 21h12 | Do Portal do Governo

Com base em notificações feitas pelos serviços de saúde de todo o Estado, a Secretaria de Saúde realizou um levantamento revelando que, em média, 13 pessoas por dia procuram atendimento médico após ataque de aranhas. Até setembro deste ano, 3.104 acidentes foram registrados. As regiões de Campinas (706), Sorocaba (247) e Taubaté (229) são os locais com o maior número de acidentes.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Após o acidente, os primeiros cuidados são lavar o local da picada, fazer compressas mornas para aliviar a dor e procurar uma unidade de saúde. Caso seja possível, também é indicado levar a aranha ao serviço de saúde para identificação. Quanto maior o tempo entre a picada e o diagnóstico, menor a possibilidade de boa resposta ao antiveneno.

Para evitar acidentes, mantenha jardins e quintais limpos, tenha cuidado ao manusear folhagens, evite o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e material de construção nas proximidades das casas, evite folhagens densas junto a paredes e muros das casas e mantenha a grama aparada. Acesse a lista das unidades de saúde de referência em todo o Estado para atendimento a acidentes com animais peçonhentos.

Do Portal do Governo do Estado