Acidentes com animais peçonhentos aumentam no verão

Diretor-clínico do Hospital Vital Brasil dá dicas de prevenção

sex, 22/01/2010 - 11h36 | Do Portal do Governo

Os acidentes com animais peçonhentos, como cobras e escorpiões, são mais comuns nos meses de calor e chuva. No Estado de São Paulo, o período de setembro a março é o que registra o maior número de ataques de serpentes.

Carlos Medeiros, diretor-clínico do Hospital Vital Brasil – único da América Latina especialista em acidentes com animais peçonhentos – alerta que esta “é a época em que as serpentes estão mais ativas” e também o período de reprodução desses animais. “Outro fator determinante para o aumento de acidentes com animais peçonhentos nesta época do ano é o aumento da atividade no campo, avalia Medeiros.

Para evitar os acidentes, Medeiros dá algumas dicas. 70% a 80% desses acidentes “ocorrem nos membros inferiores, ou seja, nos pés e nas pernas. Então, é fundamental que essas pessoas utilizem botas, utilizem aquelas chamadas perneiras de raspa de couro, que conseguem proteger contra a picada dessas serpentes, não enfiar a mão dentro de buracos”.

O escorpião, por sua vez, é mais comum em áreas urbanas, como afirma Carlos Medeiros. “Esses animais gostam de duas coisas: eles querem casa e comida. Qual é a casa deles, o que serve de abrigo para eles? É o acúmulo de entulho de tijolos, de madeiras. Por outro lado, eles se alimentam principalmente de baratas. Então, se você tem lixo, lixo atrai barata, barata atrai escorpião”.

A Secretaria da Saúde conta com 225 locais (http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/zoo/APECO07_UNID.htm), de atendimento em todo Estado e dá algumas dicas para evitar acidentes. Veja quais são:

– utilize luvas para cuidar dos jardins
– use botas de cano alto em terrenos baldios ou quando for entrar na mata
– evite manter entulhos em casa ou locais de circulação
– mantenha o quintal sempre limpo
– bater o sapato antes de calçá-lo

Em caso de picada:
– não use torniquete
– não faça corte no local
– procure atendimento

Da Secretaria da Saúde