Acidentes com animais peçonhentos aumentam no verão

Saúde alerta sobre cuidados para evitar acidentes; em 3 anos, foram mais de 34 mil ocorrências

sáb, 05/12/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

Com a chegada do verão, aumenta o número de casos de acidentes com animais peçonhentos. Nos últimos três anos, o Estado de São Paulo registrou 34.810 ocorrências. Este aumento está diretamente relacionado aos hábitos dos animais e das pessoas, que neste período acabam se expondo mais aos riscos em passeios pela mata, por exemplo.

Entre os animais peçonhentos mais comuns e que exigem maiores cuidados, estão escorpiões, aranhas, lagartas e abelhas. Os bichos, muitas vezes, estão escondidos em entulhos, em roupas ou dentro dos sapatos. A maioria dos ataques ocorre nos centros urbanos. No entanto, os acidentes no campo e na mata também são frequentes. Por isso, os cuidados devem ser tomados em diversas situações.

“No caso de se acidentar não é indicado o uso de torniquete ou o corte no local da picada. O correto é correr até o serviço mais próximo e procurar atendimento”, afirma a técnica da Divisão de Zoonoses, Joceley Casimiro Campos.

A Secretaria da Saúde conta com 225 locais (http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/zoo/APECO07_UNID.htm), de atendimento em todo Estado e dá algumas dicas para evitar acidentes. Veja quais são:

– utilize luvas para cuidar dos jardins
– use botas de cano alto em terrenos baldios ou quando for entrar na mata
– evite manter entulhos em casa ou locais de circulação
– mantenha o quintal sempre limpo
– bater o sapato antes de calçá-lo

Em caso de picada:

– não use torniquete
– não faça corte no local
– procure atendimento

Da Secretaria da Saúde