Acidentes com animais peçonhentos aumentam no período de chuvas

Primeiro atendimento é fator determinante para recuperação, alerta o Instituto Butantan; veja como evitar e proceder em caso de acidentes

qui, 27/11/2014 - 18h39 | Do Portal do Governo

Quanto o tempo se torna mais quente e chuvoso, os acidentes com animais peçonhentos aumentam. Por isso, o Instituto Butantan faz alguns alertas sobre os cuidados que devem ser tomados e como proceder caso algo aconteça.

Diferentemente do que se costuma ouvir, não se deve amarrar o local do ferimento, já que isto pode produzir necrose e não evita a disseminação do veneno. Em caso de acidentes com cobras, por exemplo, é recomendável, se possível, lavar o local afetado somente com água e sabão e não passar nenhum outro produto ou medicação.

Quanto à ferroada de escorpião, a primeira medida que deve ser adotada é colocar compressas de água morna sobre a ferida. Essas medidas ajudam a aliviar a dor até a chegada ao serviço de saúde mais próximo. Já em caso de picadas de aranhas e queimaduras de taturanas é importante não mexer no ferimento e procurar atendimento médico imediatamente.

Como evitar

Para evitar estes acidentes, alguns cuidados básicos devem ser adotados, como: manter limpos quintais, jardins e terrenos baldios, não acumulando entulho e lixo doméstico; aparar a grama dos jardins e recolher as folhas caídas; vedar soleiras de portas com saquinhos de areia ou friso de borracha, colocar telas nas janelas, vedar ralos de pia, tanque e de chão com tela ou válvula apropriada; colocar o lixo em sacos plásticos, que devem ser mantidos fechados para evitar aparecimento de baratas, moscas e outros insetos, que são o alimento predileto de escorpiões; examinar roupas, calçados, toalhas e roupas de cama antes de usá-las; andar sempre calçado e usar luvas de raspa de couro ao trabalhar com material de construção, lenha, etc.

O que fazer em caso de acidentes:

– Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão

– Dar bastante água à vítima para manter a hidratação

– Procurar serviço médico o quanto antes

O que não fazer em caso de acidentes:

– Fazer torniquetes, ou seja, amarrar o local para evitar a circulação sanguínea

– Cortar ou furar o local da picada para tentar extrair o veneno

– Não passar produtos como manteiga, cremes ou outras substancias gordurosas no local do ferimento

– Em caso de aparecimento de algum animal peçonhento, tentar removê-lo sem ajuda de um profissional qualificado

Atendimento 

O Hospital Vital Brazil, órgão de saúde vinculado ao Instituto Butantan, disponibiliza o telefone (11) 2627-9528 para esclarecimentos sobre diagnóstico e consultas ambulatoriais 24 horas por dia. Localizado dentro do próprio instituto, o hospital funciona ininterruptamente e dispõe de 10 leitos para pronto atendimento. Outras informações podem ser obtidas no site do Instituto Butantan.

SERVIÇO
Hospital Vital Brazil – Atendimento de acidentes com animais peçonhentos
Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã
Tel.: (11) 2627-9528

Do Portal do Governo do Estado