Acidente em Congonhas: sobe para 173 o número de corpos resgatados

Cento e cinquenta bombeiros continuam trabalhando no resgate, com apoio de 25 viaturas

qua, 18/07/2007 - 17h28 | Do Portal do Governo

Equipes do Corpo de Bombeiros trabalham intensamente desde 18:45 horas da noite desta terça-feira (17), para retirar dos escombros os corpos das vítimas do acidente envolvendo um avião Airbus da empresa aérea TAM que vinha de Porto Alegre (RS) a São Paulo (SP). Até o momento 173 corpos já foram retirados do local, 140 já foram registrados no IML e nove deles reconhecidos e legitimados. Três pessoas, que foram socorridas, morreram em hospitais da Capital. Com isso, o número de mortes confirmadas sobe para 176.

Uma equipe de 60 profissionais do IML trabalha na autópsia e identificação dos corpos. Familiares e amigos de vítimas são orientados a seguirem para a Ala Oficial do Aeroporto de Congonhas. Lá, uma equipe com sete médicos legistas fazem a primeira coleta de dados das vítimas. Estas informações são enviadas para as equipes no IML Central para que sejam cruzadas com as características dos corpos já cadastrados. As famílias são avisadas e em seguida fazem o reconhecimento da vítima.

Para tornar um pouco menos doloroso este momento tão delicado, os familiares não precisam ter contato direto com seu ente querido. Além das impressões digitais coletadas, fotos digitais de detalhes do corpo e pertences – cicatrizes, tatuagens, piercings, relógios e alianças, raio-x de identificação da arcada dentária – são utilizadas para identificação dos corpos. Apenas em casos extremos os familiares devem fazer o reconhecimento pessoal.

Nove pessoas já foram identificadas:

1. João Francisco Caltabiano (consta na lista da TAM)

2. Fabio Martinho Novakoski Fernandes (consta na lista da TAM)

3. José Antônio Lima da Luz (consta na lista da TAM)

4. José Luís Souto

5. Osvaldo Luiz de Souza (usava o hangar da TAM no momento do acidente)

6. Fernando Volpe Estado (consta na lista da TAM)

7. Silvania Regina de Ávila Alves (consta na lista da TAM)

8. Guilherme Duque de Moraes (consta na lista da TAM)

9. Michele Dias Miranda, 24 anos. Miranda funcionária da TAM Express

Neste momento, 150 homens e 25 viaturas do Corpo de bombeiros trabalham no resgate dos corpos.

Da Secretaria da Segurança Pública

Leia também: