Acidente em Congonhas: Polícia Técnico-Científica informa como será feita a identificação

Reconhecimento dos corpos poderá ser feito por marcas corporais, objetos pessoais, impressão digital e por meio de DNA

qua, 18/07/2007 - 4h13 | Do Portal do Governo

O coordenador da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli, disse que o reconhecimento dos corpos do acidente com o Airbus da TAM, ocorrido no início da noite de terça-feira, 17, poderá ser feito pela identificação de marcas corporais, objetos pessoais, impressão digital e por meio de DNA. Perioli explicou o procedimento em entrevista coletiva concedida na madrugada desta quarta-feira, 18, no IML (Instituto Médico Legal) central.

Segundo Perioli, o reconhecimento por intermédio de marcas corporais é feito, por exemplo, em tatuagens, cicatrizes e sinais de nascença; por meio de objetos pessoais, procura-se reconhecer a vítima através de aliança, anéis, piercing, correntinhas, pedaços de tecidos encontrados nos corpos; outra opção é a impressão digital, colhida por papiloscopista do IML e confrontada com os arquivos do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt); e, em último caso, com o exame de DNA.

Perioli destacou que, para humanizar o reconhecimento, a Polícia Técnico-Científica utiliza imagens digitalizadas no computador. Dessa forma os familiares não precisam fazer a identificação no necrotério. O procedimento é feito numa sala do Instituto Médico Legal.

Esforços

Os bombeiros continuam a retirar corpos dos escombros do acidente com o avião Airbus A-320 da TAM. Das 14 pessoas socorridas em hospitais da Capital, três morreram. Com isso, o número total de mortos confirmados pelas autoridades passou para 54.

Trabalham no local 225 bombeiros dos Grupamentos da Capital e Grande São Paulo, com apoio de 76 viaturas e 12 motocicletas. Um efetivo de 276 policiais militares, em 142 viaturas, patrulha a região do Aeroporto de Congonhas para garantir a segurança na área do acidente.

IML

Os corpos das vítimas serão levadas ao IML central, próximo ao Hospital das Clínicas. Entre as vítimas estão o deputado federal Júlio Redecker e o ex-presidente do Sport Club Internacional Paulo Rogério Amoretty.

A TAM está com seu Programa de Assistência às Vítimas e Familiares ativado e disponibilizou um número de chamadas gratuitas voltado para o atendimento aos familiares dos passageiros e tripulantes do vôo: 0800-117900.

Manoel Schlindwein

Com Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública