Acidente em Congonhas: IML trabalha na identificação das vítimas

No local do acidente, 100 bombeiros prosseguem no trabalho de resgate

qua, 18/07/2007 - 9h41 | Do Portal do Governo

O trabalho de identificação das vítimas do acidente da TAM prossegue nesta quarta-feira, 18, no IML (Instituto Médico Legal). Assim que retirados do local do acidente, ao lado do Aeroporto de Congonhas, zona sul da Capital, os corpos são encaminhos ao IML central para reconhecimento.

Das 14 pessoas socorridas em hospitais da região sul da Capital, três morreram. Com isso, o número total de mortos confirmados pelas autoridades chega a 105. Não há certeza quanto ao número total de mortos, que pode ultrapassar 200.

“Agora os bombeiros trabalham na retirada dos corpos das vítimas da fuselagem do avião”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros, o coronel Manoel Antônio da Silva Araújo.

Trabalham no local 100 bombeiros dos Grupamentos da Capital e Grande São Paulo, com apoio de 25 viaturas. Um efetivo de 276 policiais militares, em 142 viaturas, patrulha a região do Aeroporto de Congonhas para garantir a segurança na área do acidente.

Reconhecimento

O coordenador da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli, disse que o reconhecimento dos corpos do acidente com o Airbus da TAM poderá ser feito pela identificação de marcas corporais, objetos pessoais, impressão digital e por meio de DNA.

Segundo Perioli, o reconhecimento por intermédio de marcas corporais é feito, por exemplo, em tatuagens, cicatrizes e sinais de nascença; por meio de objetos pessoais, procura-se reconhecer a vítima através de aliança, anéis, piercing, correntinhas, pedaços de tecidos encontrados nos corpos; outra opção é a impressão digital, colhida por papiloscopista no IML e confrontada com os arquivos do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt); e, em último caso, com o exame de DNA.

Caixa-preta

Uma das caixas-pretas do avião Airbus A-320 da TAM foi encontrada e está em perfeito estado, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, o coronel Manoel Antônio da Silva Araújo. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa no Aeroporto de Congonhas. A caixa-preta, que reúne informações técnicas sobre o vôo, já foi encaminhada à Aeronáutica para análise.

O coronel estima que até o final desta quarta-feira, 18, todos os corpos sejam retirados do local do acidente. Eles serão encaminhados para o IML (Instituto Médico Legal). Levará outro dia para deixar o local em segurança, completou o coronel.

Histórico

As 18h50 desta terça-feira, 17, o avião Airbus A-320 da TAM que fazia o vôo JJ 3054 perdeu o controle quando tentava pousar no Aeroporto de Congonhas, na Capital, atravessou a Avenida Washington Luís, bateu em um prédio nas imediações e explodiu. O número de vítimas deve passar de 200, o que leva o acidente a ser o maior na história da aviação brasileira (o acidente com o vôo 1907 da Gol vitimou 154 pessoas).

O vôo JJ 3054 da TAM partiu às 17h16 de Porto Alegre e tinha como destino a cidade de São Paulo. A companhia aérea divulgou uma lista com todos os passageiros que estavam a bordo. Segundo nota mais recente da TAM, o jato transportava 186 pessoas, incluindo passageiros e tripulação.

Leia também:

Governador José Serra reuniu-se com familiares de vítimas

 

Manoel Schlindwein