Acidente em Congonhas: IML trabalha 24 horas para identificar vítimas

Secretário Marzagão informou que o IML Central está exclusivamente dedicado ao atendimento das vítimas do desastre

qua, 18/07/2007 - 21h24 | Do Portal do Governo

Atualizada às 8h11 de 19 de julho de 2007

O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab e o secretário Estadual da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão visitaram no final da tarde desta quarta-feira, 18, o Instituto Médico Legal (IML) Central para acompanhar o trabalho dos profissionais que estão realizando a identificação dos corpos do acidente com o jato da TAM. De acordo com o mais recente boletim da Secretaria Estadual de Segurança Pública, 180 corpos foram retirados dos escombros. Foram confirmadas 183 mortes. Dos 12 corpos identificados, cinco já foram liberados e retirados pela família.

Kassab e Marzagão conheceram também as instalações preparadas para dar suporte aos familiares no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, localizado em frente a unidade do IML. No local, Kassab e Marzagão prestaram solidariedade aos parentes que permanecem aguardando a liberação dos corpos.

“Agora todos os esforços são no sentido de dar conforto às famílias e evidentemente que em um momento adequado discutiremos as causas do acidente”, afirmou o prefeito.

Durante uma coletiva de imprensa, o secretário Marzagão informou que o IML Central está exclusivamente dedicado ao atendimento das vítimas do desastre. “Estamos fazendo tudo que é possível. Em primeiro lugar a pronta resposta do Corpo de Bombeiros que chegou imediatamente ao local do acidente e salvou a vida de quatro pessoas, numa situação em que uma parte do prédio desabou no próprio carro dos bombeiros”, frisou.

Marzagão explicou que todos os recursos disponíveis para amparar material e moralmente as famílias foram disponibilizados pela Secretaria. “Também vamos agilizar as perícias e os reconhecimentos necessários. Não é simples, não é fácil, muitos corpos estão carbonizados”, disse o secretário. Ele agradeceu a ajuda de funcionários aposentados e outros que estão de folga que se prontificaram a trabalhar. “É uma solidariedade imensa que, aliás, é uma característica dessa nossa grande cidade de São Paulo”, concluiu.

Trabalho ininterrupto

Cerca de 35 profissionais permanecem trabalhando na autópsia e identificação dos corpos das vítimas do acidente que envolveu um avião Airbus da empresa aérea TAM que vinha de Porto Alegre.

De acordo com o superintendente da Polícia Técnica-Científica, Celso Perioli, os trabalhos estão em uma segunda fase de identificação. A primeira etapa foi de triagem. Agora, os peritos trabalham comparando documentos e informações passados pelos familiares com os corpos autopsiados.

Para facilitar a identificação dos corpos, por meio da impressão digital, o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt também trabalha no IML.

“Vamos começar a entrar em graus de dificuldade. Tentaremos fazer as identificações com pertences como alianças e também por tatuagens, piercings e sinais particulares que estão sendo associados com as informações dos familidades, disse Perioli.

Ele esclareceu que o trabalho continuará durante a noite.”Temos funcionários inclusive aposentados que estão aqui para contribuir, assim como profissionais de outras unidades que vieram apoiar. Vamos revezando”, explicou.

O superintendente agradeceu o empenho e a solidariedade da Polícia Federal e de Institutos de Criminalística de outros Estados, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Madrugada

Nas primeiras horas desta quinta-feira, 19, soldados do Corpo de Bombeiros realizaram a retirada do combustível armazenado no subsolo do posto atingido parcialmente pelo avião da TAM. O trabalho chegou a prejudicar a retirada dos corpos das vítimas do acidente – ação que já foi plenamente retomada.

Manoel Schlindwein / Regina Amábile

Leia também:

Acidente aéreo: mais três vítimas identificadas

(R.A.)