Acidente em Congonhas: IML recebe ajuda de outros Estados

Peritos chegam nesta terça-feira a São Paulo

ter, 24/07/2007 - 10h43 | Do Portal do Governo

Atualizada às 17h11

O Instituto Médico Legal convidou especialistas de outros estados do país para colaborarem no trabalho de reconhecimento das vítimas do acidente com o avião da TAM, ocorrido na semana passada. Estão na Capital peritos do Rio Grande do Sul e do Amazonas, estados com o maior número de vítimas depois de São Paulo.

A decisão foi tomada ontem após reunião com os familiares das vítimas ainda não identificadas. O IML conta com 250 especialistas trabalhando no reconhecimento dos corpos. São médicos legistas, odonto-legistas, papiloscopistas e outros técnicos que trabalham ininterruptamente desde a terça-feira, 17. Apenas na equipe de bioquímica trabalham 18 especialistas.

“Estamos fazendo o possível para diminuir a dor dessas famílias na identificação mais rápida possível”, frisou o Secretário Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Marrey, destacando que a equipe do IML paulista conta com a experiência de ter identificado os corpos de vítimas de outro acidente grave, o do Fokker-100 da TAM, ocorrido em 1996. “Além disso, o procedimento é de padrão internacional e todos os equipamentos estão disponíveis para este trabalho”, explicou Marrey. “Tudo aquilo que está ao alcance, do ponto de vista científico do trabalho, está sendo feito”.

Uma comissão composta por familiares das vítimas foi montada para acompanhar os trabalhos do IML. “Está sendo feito tudo que é possível, mas os corpos estão muito carbonizados e isso dificulta muito o trabalho”, argumentou o Secretário. Portanto, explicou, ainda não é possível definir um prazo para a conclusão das atividades.

Agora, os peritos estão coletando sangue para exames de DNA. “Infelizmente”, lembrou Marrey, “talvez alguns corpos não tenham material que permita a comparação”. Até o momento 66 vítimas foram identificadas pelo IML. Vinte e três delas foram reconhecidas por impressões digitais.

Manoel Schlindwein