Acidente em Congonhas: Focos de incêndio estão controlados

No mais recente balanço divulgado pelas autoridades que trabalham no resgate, 39 corpos foram retirados do local do acidente em Congonhas

qua, 18/07/2007 - 1h55 | Do Portal do Governo

Atualizada às 6h25

Os bombeiros continuam a retirar corpos dos escombros do acidente com o avião Airbus A-320 da TAM. Das 14 pessoas socorridas em hospitais da região sul da Capital, três morreram. Com isso, o número total de mortos confirmados pelas autoridades passou para 83.

Todos os corpos retirados dos escombros do acidente ocorrido no início da noite desta terça-feira, 17, no Aeroporto de Congonhas, estão sendo levados para o IML (Instituto Médico Legal) central, localizado na rua Enéas de Carvalho Aguiar, número 600, próximo ao Hospital das Clínicas. Até o momento 26 corpos já chegaram nessa unidade, que centralizará a identificação de todos os corpos.

Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitão Mauro Lopes, ainda há possibilidade de desabamento do prédio atingido pelo avião, porém o resfriamento do local apresenta bons resultados: “Os focos de incêndio estão pequenos e foram controlados. O segundo andar já está totalmente controlado”. De acordo com Mauro Lopes, toda a região atingida está sendo vasculhada à procura de vítimas e não há previsão para conclusão do trabalho de resgate nem de reabertura do aeroporto.

“O Corpo de Bombeiros trabalha com a hipótese mínima de 170 vítimas, o número de pessoas que estavam dentro da aeronave”, completou o capitão Mauro Lopes. A caixa preta do avião Airbus A-320 já foi encontrada e vai seguir para análise de especialistas.

O Secretário Estadual da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, está no Aeroporto de Congonhas acompanhando o trabalho de resgate. “Eu estava até agora na Secretaria coordenando os trabalhos direto da Sala de Gerenciamento de Crises”, declarou. Ele ressaltou o emprenho do Corpo de Bombeiros. “Eles estão trabalhando incessantemente, inclusive sob risco, tentando, dentro do possível, minimizar esta tragédia. O objetivo é retirar os corpos com dignidade”, afirmou.

Histórico

Às 18h50 desta terça-feira, 17, um avião Airbus A-320 perdeu o controle quando tentava pousar no Aeroporto de Congonhas, na Capital, atravessou a Avenida Washington Luís, bateu em um prédio nas imediações e explodiu. O número de vítimas deve passar de 200, o que leva o acidente a ser o maior na história da aviação brasileira (o acidente com o vôo 1907 da Gol vitimou 154 pessoas).

O vôo JJ 3054 da TAM partiu às 17h16 de Porto Alegre e tinha como destino a cidade de São Paulo. A companhia aérea divulgou uma lista com todos os passageiros que estavam a bordo. O jato transportava 176 passageiros.

Trabalham no local 225 bombeiros dos Grupamentos da Capital e Grande São Paulo, com apoio de 76 viaturas e 12 motocicletas. Um efetivo de 276 policiais militares, em 142 viaturas, patrulha a região do Aeroporto de Congonhas para garantir a segurança na área do acidente.

A TAM está com seu Programa de Assistência às Vítimas e Familiares ativado e disponibilizou um número de chamadas gratuitas voltado para o atendimento aos familiares dos passageiros e tripulantes do vôo: 0800-117900.

Os corpos das vítimas serão levadas ao IML central, próximo ao Hospital das Clínicas. Entre as vítimas estão o deputado federal Júlio Redecker e o ex-presidente do Sport Club Internacional Paulo Rogério Amoretty.

Transferências

As aeronaves que deveriam pousar no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da Capital, tiveram suas rotas alteradas em função do acidente. Sete vôos foram deslocados para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e 24 foram transferidos para o Aeroporto Internacional de Garulhos.

Nota

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgou nota onde lamenta e se solidariza com familiares das vítimas do acidente da TAM. “O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), do Comando da Aeronáutica, iniciou prontamente os procedimentos de investigação do acidente” diz o comunicado. A Anac é o órgão que regulariza o setor aéreo no país.

Cleber Mata / Manoel Schlindwein / Regina Amábile

Leia também:

Governador lamenta perda de amigo

Governador reuniu-se com familiares de vítimas

Corpos das vítimas são levados para o Instituto Médico Legal central

Bombeiros começam a retirar os corpos dos passageiros do Airbus

Defesa Civil presta apoio às famílias das vítimas do vôo 3054

Polícia Técnico-Científica informa como será feita a identificação