Acidente em Congonhas: demolição deve continuar durante toda à noite e madrugada

Bombeiros trabalham para retirar as duas lajes que caíram do dia do acidente com o Airbus

ter, 24/07/2007 - 21h33 | Do Portal do Governo

Durante toda a terça-feira, dia 24, trinta bombeiros trabalharam em conjunto com funcionários de uma empresa de demolição, contratada pela TAM, para retirar as duas lajes que caíram do dia do acidente com o Airbus. Os funcionários da demolidora estão usando britadeiras e maçaricos para cortas estas lajes e um guindaste vão retirar as partes maiores.

Os trabalhos devem continuar durante toda à noite e madrugada, sem interrupção, até que toda a ala superior do prédio seja limpa. A iluminação vai ser feita com um alto farol de uma viatura do Corpo de Bombeiros que está na avenida Washington Luiz e uma outra na rua atrás ao prédio da TAM. O carro que está nesta rua possui um fio de energia bastante longo que permite que holofotes sejam trazidos para dentro do prédio. A demolidora também disponibilizou um gerador de energia.

As alas direita e central já foram entregues à empresa e não há previsão para liberação do lado esquerdo do prédio. No andar de cima, os trabalhos estão mais complicados em razão dos ferros e concretos. O objetivo é que até o começo da manhã desta quarta, todo o andar fique limpo para que novas buscas sejam iniciadas.

Segundo Wagner Mora, capitão do Corpo de Bombeiros, todo o prédio já foi vasculhado e a retirada dessas lajes vai permitir que mais uma vez toda a área seja vistoriada. Os bombeiros só vão parar as atividades depois que confirmarem que não há mais nenhum corpo ou fragmento de corpos no local. “Nós pecamos por excesso”, afirma o capitão.

As cadelas Dara e Anny ficaram trabalhando no local até o final do dia de hoje e devem retornar na manhã desta quarta-feira. O capitão afirmou que com a retirada desses destroços de concreto, o acesso delas ao prédio vai se tornar mais fácil.

Vanessa de Paula

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

(R.A.)