Acidente em Congonhas: Caixa-preta de avião está em perfeito estado, dizem Bombeiros

Uma das caixa-pretas do avião Airbus A-320 da TAM que sofreu acidente foi encontrada e está em perfeito estado.

qua, 18/07/2007 - 7h02 | Do Portal do Governo

Atualizada às 7h30

Uma das caixa-pretas do avião Airbus A-320 da TAM que sofreu acidente na terça-feira, 17, foi encontrada e está em perfeito estado, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, o coronel Manoel Antônio da Silva Araújo. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa no Aeroporto de Congonhas. A caixa-preta, que reúne informações técnicas sobre o vôo, já foi encaminhada à Aeronáutica para análise.

“Neste momento os bombeiros trabalham na retirada dos corpos das vítimas da fuselagem do avião”, explicou o coronel. O chefe dos bombeiros falou sobre o acidente com o avião da TAM no quartel-general da corporação montado no local, região sul da capital.

“No momento estamos com 100 homens trabalhando no local. Chegamos, no auge da ocorrência, a contar com 255 homens”, explicou o coronel. Segundo ele, o número de bombeiros foi reduzido porque o incêndio foi controlado. Além disso, há o risco de desabamento de paredes do prédio atingido pelo avião.

O coronel estima que até o final desta quarta-feira, 18, todos os corpos sejam retirados do local do acidente. Eles serão encaminhados para o IML (Instituto Médico Legal). Levará outro dia para deixar o local em segurança, completou o coronel.

“Os corpos estão parcialmente carbonizados, mas é possível fazer a identificação”, observou Araújo. Agora, explica, o maior obstáculo é retirar os corpos das vítimas da fuselagem do avião. Depois, prosseguiu, os bombeiros farão a retirada das peças da aeronave, a fim de facilitar o trabalho da perícia. “Só vamos mexer na construção após a retirada dos corpos”.

Cleber Mata / Manoel Schlindwein