Acidente em Congonhas: Bombeiros trabalham na estabilização do prédio

Até 11h05, 181 corpos já haviam sido retirados do local, sendo que 12 já foram identificados

qui, 19/07/2007 - 11h59 | Do Portal do Governo

Atualizado às 18h50

Prosseguem, nesta manhã de quinta-feira, 19, os trabalhos do Corpo de Bombeiros para resgatar dos escombros os corpos das vítimas do acidente envolvendo o Airbus da TAM, ocorrido na ultima terça-feira. Até 11h05 de hoje, 181 corpos já haviam sido retirados do local, sendo que 12 já foram identificados e legitimados.

Neste momento, o Corpo de Bombeiros conta com 60 soldados e 25 viaturas, que trabalham para estabilizar as estruturas do prédio e resfriar a sua parte interna. Uma análise criteriosa está sendo feita e deve definir a estratégia a ser usada nos lugares mais danificados. “Agora é um trabalho criterioso e cauteloso para garantir a segurança das equipes”, afirmou o Capitão Mauro Lopes, porta-voz dos bombeiros. Durante a madrugada, eles retiraram 105 mil litros de combustível do posto, sendo dois tanques de 30 mil litros e três de 15 mil.

Estratégia

O árduo trabalho, que antes exigia mais o esforço humano (trabalho braçal) no resgate dos corpos, chegando a utilizar 232 bombeiros na primeira noite e madrugada do acidente, agora passa a ser feito com a ajuda, principalmente, de maquinário pesado, diminuindo o contingente de bombeiros na área.

Como há muitas vigas danificadas que precisam ser escoradas para evitar o desabamento da estrutura que resta do prédio, garantindo a segurança de quem permanece trabalhando no local, os bombeiros preencheram os tanques do posto de combustível com água, permitindo que as máquinas pesadas trafeguem e executem os serviços. São essas máquinas que vão facilitar a colocação das escoras de sustentação para que os bombeiros terminem o serviço de rescaldo e resgatem corpos de pessoas que permanecem desaparecidas.

Identificação das vítimas

De acordo com o boletim divulgado às 18h30 pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, subiu para 25 o número de vítimas identificadas e legitimadas no IML Central.

Mais sete corpos de vítimas do acidente foram identificados no fim da tarde desta quinta-feira (19). Somando-se aos doze corpos identificados ontem, já são 25 o total de mortos identificados. Todos os corpos já estão liberados pelo IML.

As identificações são feitas por meio de testes datiloscópicos – conferência de digitais – e cruzamento de dados colhidos visualmente no IML Central e por meio de questionários preenchidos por familiares e médicos legistas na Ala das Autoridades no aeroporto de Congonhas.

Abaixo os nomes das últimas vítimas identificadas e legitimadas:

Mireile Franciane Bettiol

Helen de Cássia Monteiro

Claudemir Buzzanelli Arriero

Simone Lacerda Westrupp

Julio Cesar Redecker

Lina Barbosa Cassol

Peter Max Finzsch

 

Nome de vítimas já identificadas anteriormente:

João Francisco Caltabiano

Fabio Martinho Novakoski Fernandes

José Antônio Lima da Luz

José Luís Souto Pinto

Osvaldo Luiz de Souza

Fernando Volpe Estato

Guilherme Duque de Moraes

Michele Dias Miranda

Rubem Withaeuper

Melissa Ura

Alanis Ura Dona Andrade

Márcio Rogério Andrade

Rafaella Bueno Dalprat

Caio Augusto Bueno Dalprat

Deolinda Magaly Victória da Fonseca

Rosangela Maria de Avila Severo

Inês Maria Kleinowski

Paulo Rogério Amoretty Souza

 

Da Secretaria de Segurança Pública

Leia também: