Acidente em Congonhas: bombeiros já resgataram mais de 170 vítimas

Trabalham no local 150 bombeiros dos Grupamentos da Capital e Grande São Paulo, com apoio de 25 viaturas

qua, 18/07/2007 - 13h18 | Do Portal do Governo

Atualizado às 15h49

De acordo com último boletim da Secretaria Estadual da Segurança Pública, as equipes do Corpo de Bombeiros resgataram os corpos de 173 vítimas do acidente do jato da TAM, em Congonhas. Desses, 140 já foram registrados no Instituto Médico Legal (IML), em Pinheiros, onde prossegue o trabalho de identificação das vítimas.

Das 14 pessoas socorridas em hospitais da região sul da Capital, três morreram. Com isso, o número total de mortos confirmados pelas autoridades chega a 176. Não há certeza quanto ao número total de mortos, que pode ultrapassar 200.

Trabalham no local 150 bombeiros dos Grupamentos da Capital e Grande São Paulo, com apoio de 25 viaturas. Um efetivo de 276 policiais militares, em 142 viaturas, patrulha a região do Aeroporto de Congonhas para garantir a segurança na área do acidente.

Reconhecimento

Segundo Secretaria Estadual da Segurança Pública, no IML Central uma equipe de 30 profissionais trabalha na autópsia e identificação dos corpos. Familiares e amigos dos envolvidos no acidente são orientados a seguir para a Ala Oficial do Aeroporto de Congonhas, onde uma equipe composta por sete médicos legistas fazem a primeira coleta de dados das vítimas.  Essas informações são cruzadas com as características dos corpos já cadastrados no IML Central. Havendo correspondência dos dados, a família é avisada para fazer o reconhecimento da vítima.

Para tornar menos doloroso esse momento tão delicado, os familiares não precisam ter contato direto com seu ente querido. Além das impressões digitais coletadas, fotos digitais de detalhes do corpo e pertences (cicatrizes, tatuagens, piercings, relógios e alianças, raio x da arcada dentária) são utilizados para identificação dos corpos. Apenas em último caso, os familiares devem fazer o reconhecimento pessoal. Até o início da tarde desta quarta-feira, 18, nove pessoas foram identificadas.

Caixa-preta

Uma das caixas-pretas do avião Airbus A-320 da TAM foi encontrada e está em perfeito estado, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, o coronel Manoel Antônio da Silva Araújo. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa no Aeroporto de Congonhas. A caixa-preta, que reúne informações técnicas sobre o vôo, já foi encaminhada à Aeronáutica para análise.

O coronel estima que até o final desta quarta-feira, 18, todos os corpos sejam retirados do local do acidente. Eles serão encaminhados para o IML (Instituto Médico Legal). Levará outro dia para deixar o local em segurança, completou o coronel.

Histórico

As 18h50 desta terça-feira, 17, o avião Airbus A-320 da TAM que fazia o vôo JJ 3054 perdeu o controle quando tentava pousar no Aeroporto de Congonhas, na Capital, atravessou a Avenida Washington Luís, bateu em um prédio nas imediações e explodiu. O número de vítimas deve passar de 200, o que leva o acidente a ser o maior na história da aviação brasileira (o acidente com o vôo 1907 da Gol vitimou 154 pessoas).

O vôo JJ 3054 da TAM partiu às 17h16 de Porto Alegre e tinha como destino a cidade de São Paulo. A companhia aérea divulgou uma lista com todos os passageiros que estavam a bordo. Segundo nota mais recente da TAM, o jato transportava 186 pessoas, incluindo passageiros e tripulação.

Leia também:

Manoel Schlindwein / Cleber Mata / Regina Amabile