Achados e Perdidos da CPTM devolveu cerca de 50% dos itens aos donos

De todos os objetos cadastrados, cerca de 70% são documentos

seg, 01/02/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Central de Achados e Perdidos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), localizada na Estação Barra Funda, recolheu mais de 74 mil itens esquecidos ou perdidos em estações e trens no ano passado. Desse total, quase metade foi devolvida aos seus proprietários. As estações que mais registraram itens perdidos são aquelas com maior movimento, como a Luz, Brás, Barra Funda e Guaianazes. De todos os objetos cadastrados, cerca de 70% são documentos.

Os itens mais encontrados na CPTM foram peças de vestuário, carteiras, óculos e acessórios. Em 2009, contudo, outros objetos ganharam destaque, entre os quais dentaduras, aparelhos ortodônticos, muletas, carrinhos de bebê, cadeira de rodas e até um notebook. Também foram achados documentos inusitados, como uma carteira de motorista emitida no Paquistão.

Houve ainda casos em que a perda se tornou mais significativa pelas circunstâncias. Por exemplo: um cidadão boliviano perdeu, de uma só vez, dois RGs emitidos na Bolívia e sua Carteira de Identidade de Estrangeiro emitida no Brasil. Um outro usuário perdeu, na mesma carteira, seu RG e o boletim de ocorrência do furto do RG anterior. Em nenhum dos casos os donos foram encontrados.

De acordo com Sérgio de Carvalho Júnior, chefe do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da CPTM, o alto índice de devolução se deve ao trabalho de pesquisa da Central de Achados e Perdidos. “Apenas 20% das devoluções são fruto da iniciativa do proprietário. As demais 80% ocorrem em razão do contato ativo feito com o usuário pela Central, a partir das ‘pistas’ deixadas nos documentos e objetos”, explica.

Serviço

Quando chegam à Central, os itens passam por uma primeira triagem, onde são separados objetos, valores e documentos que podem indicar formas de contato com o proprietário, seja por telefone, e-mail ou carta. Depois, são cadastrados e guardados.

Os objetos não procurados por seus proprietários depois de 60 dias são encaminhados em doação ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Já os documentos são devolvidos aos respectivos órgãos expedidores.

A Central de Achados e Perdidos está situada na Estação Barra Funda e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados. O contato também pode ser feito pelo telefone 0800-055-0121 ou pelo e-mail usuario@cptm.sp.gov.br.

Da CPTM