Achados e Perdidos da CPTM devolveu cerca de 50% dos itens aos donos

Central recolheue mais de 74 mil itens esquecidos ou perdidos em estações e trens

qui, 21/01/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Central de Achados e Perdidos da CPTM, na Estação Barra Funda, recolheu mais de 74 mil itens esquecidos ou perdidos em estações e trens. Desse total, quase metade foi devolvida aos seus proprietários. As estações que mais registram itens perdidos são aquelas com maior movimento, como a Luz, Brás, Barra Funda e Guaianazes. De todos os objetos cadastrados, cerca de 70% são documentos.

Os itens mais encontrados na CPTM são peças de vestuário, carteiras, porta-moeda, óculos e acessórios. Apesar disso, no ano passado, alguns objetos ganharam destaque como, por exemplo, dentaduras, aparelhos ortodônticos, muletas, carrinhos de bebê, cadeira de rodas e até um notebook. Documentos inusitados também foram encontrados, como uma carteira de motorista emitida no Paquistão.

Há ainda casos em que a perda torna-se mais significativa pelas circunstâncias, como um cidadão boliviano que, de uma só vez, perdeu dois RGs emitidos na Bolívia e sua carteira de identidade de estrangeiro emitida no Brasil. Ou um outro usuário que perdeu, na mesma carteira, seu RG junto ao boletim de ocorrência do furto do RG anterior. Em nenhum dos casos os donos foram encontrados.

De acordo com o chefe do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAL), Sérgio de Carvalho Júnior, o alto índice de devolução se deve ao trabalho de pesquisa da Central. “Apenas 20% das devoluções são fruto da iniciativa do proprietário. Os demais 80% são devidos ao contato ativo feito com o usuário pela Central, a partir das ‘pistas¿ deixadas nos documentos e objetos”, explica.

Serviço

Quando os itens chegam à Central de Achados e Perdidos, eles passam por uma primeira triagem, onde são separados objetos, valores e documentos que podem indicar formas de contato com o proprietário, seja por telefone, e-mail ou carta. Depois, são cadastrados e guardados.

Os objetos que não foram procurados por seus proprietários depois de 60 dias são encaminhados em doação ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp); e os documentos são devolvidos aos órgãos expedidores.

A Central de Achados e Perdidos fica na Estação Barra Funda e atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, exceto feriados. O contato também pode ser feito pelo telefone 0800-055-0121 ou pelo e-mail usuario@cptm.sp.gov.br.

Da CPTM