Achados e Perdidos da CPTM completa 15 anos e colecionam histórias

Localizada na Estação Palmeiras-Barra Funda, Central recebe, mensalmente, cerca de sete mil itens encontrados nas estações

sex, 23/05/2014 - 16h40 | Do Portal do Governo

A Central de Achados e Perdidos da CPTM está completando 15 anos em 2014. Nesse período de existência, o departamento, localizado na Estação Palmeiras-Barra Funda, coleciona uma série de histórias de pessoas com seus respectivos objetos esquecidos no interior dos trens, plataformas ou estações.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

A maior parte dos itens que chegam à Central é retirada das estações Brás, Luz, Guaianazes, Osasco e Lapa, nas quais há maior concentração de passageiros. Entre os objetos esquecidos estão pia, cadeira de rodas, bengala, carrinho de bebê, violão, saxofone, mala de viagem, além dos mais comuns como cartão de banco, roupas, carteira, bolsa, calçados, RG, foto, entre outros.

Os documentos pessoais respondem por cerca de 60% na lista dos mais extraviados. Também são campeões de esquecimento peças de vestuário, carteiras e fotos, que representam quase 40% do volume registrado.

Mais de 40% dos materiais extraviados são recuperados pelos donos. Em 2013, dos 84.659 objetos extraviados, 32.170 foram devolvidos. Em 2012, foram 78.600 itens armazenados, sendo que 31.440 proprietários retiraram seus pertences. Já em 2011, dos 74.488 itens, 35.009 chegaram aos seus donos.

Os objetivos são devolvidos aos donos após um trabalho de investigação dos funcionários da Central, que executa pesquisa minuciosa para localizar os proprietários, a partir de indícios nem sempre evidentes. Dentre as estratégias estão cruzamento de dados com sites de pesquisa, redes sociais, cadastro de usuário da CPTM e outros sistemas de transporte.

Se o dono dos objetos não for localizado, eles permanecem guardados por cerca de 60 dias. Após esse período, eles são doados ao Fundo Social de Solidariedade de São Paulo [FUSSESP]. Já os documentos pessoais, como RG, são devolvidos aos órgãos expedidores, e os cartões de banco, destruídos.

Do Portal do Governo do Estado