Acessa SP ultrapassa 35 milhões de atendimentos

Programa de inclusão digital do Governo do Estado atinge 435 municípios

qui, 15/01/2009 - 18h34 | Do Portal do Governo

O Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, atingiu a marca de 35,2 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, há oito anos, foram cadastrados no programa mais de 1,5 milhão de usuários com acesso gratuito à internet.

Atualmente, 435 municípios são atendidos pelo programa. Outros 83 estão com unidades em fase de implantação. Ao todo, são 3.379 computadores disponíveis à população. Desde 2007, foram instalados mais de 100 postos no Plano de Expansão do Programa. Até 2010, o Governo de São Paulo tem como meta expandir o programa para todos os 645 municípios do Estado que manifestarem interesse.

“O sucesso do programa Acessa SP é confirmado pelos milhões de acessos e usuários. As novas tecnologias da informação e comunicação disponíveis, em especial a internet, contribuem para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos. É compromisso do governo paulista levá-las para todo o Estado”, afirma o secretário de Gestão Pública do Estado, Sidney Beraldo.

O Programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). Nas unidades com conexão banda larga disponíveis gratuitamente é possível, por exemplo, realizar serviços do governo eletrônico, buscar vagas de emprego, fazer pesquisas escolares e ler sites de notícias.

Pesquisa

De acordo com os resultados da pesquisa Ponline 2007, realizada com mais de 7 mil usuários do programa, o principal público atendido pelo Acessa São Paulo é o jovem de baixa renda. Dos frequentadores, 75% têm até 24 anos e 61,8% apresentam renda familiar de até 2 salários mínimos.

A pesquisa pediu para os usuários avaliarem o impacto do uso da internet em suas vidas. O grau de concordância (notas entre 0 e 10) para os tópicos “saber usar a internet melhorou a minha vida pessoal” e “a internet melhorou o meu desempenho profissional” foi, respectivamente, 8,4 e 7,1.

Ainda segundo a Ponline 2007, além dos usos mais comuns como navegação em redes sociais e e-mail, 51,6% dos usuários utilizam os postos para realizar pesquisa escolar; 44,3% lêem notícias em jornais e revistas e 18% buscam informações ou serviços de saúde. Além disso, 87,6% afirmam já terem utilizado serviços do governo eletrônico.

Serviço

O atendimento nas unidades do Acessa São Paulo é gratuito, e cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Para utilizar os postos é necessária a apresentação do RG, e menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

Da Secretaria de Gestão Pública