Acessa SP seleciona 12 melhores iniciativas de inclusão digital

Autores dos projetos finalistas farão exposição a uma banca avaliadora nesta segunda, 14

qui, 10/12/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Acessa SP divulgou a relação dos 12 projetos finalistas realizados em postos do programa de inclusão digital do Governo, que concorrem ao Prêmio Acessa SP. Nesta segunda-feira, 14, os autores vão apresentar as suas iniciativas a uma banca avaliadora, na unidade do Acessa SP do Parque da Juventude, na Capital. 

Em sua primeira edição, o Prêmio Acessa SP elegeu os melhores trabalhos da Rede de Projetos do programa – ambiente virtual de troca de experiência das iniciativas promovidas nas comunidades por monitores ou voluntários do programa -, dos quais seis são da categoria “Projetos Ativos”, e a outra metade, “Projetos Concluídos”. 

Da primeira categoria, um dos projetos selecionados é o “Cadastro Offline”, de Ribeirão Grande, que consiste em software de cadastro de usuários do posto que funciona sem a necessidade de estar conectado à internet. Também foram selecionados os projetos “Blog Conta História”, de Dourado, que publica na internet conteúdo sobre a história do município, e “Dedos e Pincéis”, de Anhembi, que incentiva as expressões artísticas. 

Dos projetos concluídos, estão entre os trabalhos selecionados “Projeto Culinária x Informática”, de Ilha Solteira, e o trabalho desenvolvido no posto do Acessa SP de São Lourenço da Serra, que ensina usuários do programa a desenvolver um bom currículo, além de dar dicas de comportamento em entrevistas de emprego.

Confira a relação dos 12 projetos finalistas:

Categoria Ativos 

– Cadastro Offline, de Edil Queiroz, do municípiode Ribeirão Grande
– Blog Conta História de Dourado, de Luiz Fernando Varella, do município de Dourado
– Dedos e Pincéis, de Madalena Carneiro, do município de Anhembi
– Criança Conectada Inventa História II, de Sônia Aparecida Remenegildo, do município de Herculândia
– Acessa Cinema, de Suzana Bassi, do município de Santa Rosa do Viterbo
– Not@ Fiscal Paulista, de Vynicius Campos, do município de Cerquilho

Categoria Concluído 

– Culinária x Informática, de Eliana Dias, do município de Ilha Solteira
– Desenvolvendo Currículo e uma Boa Entrevista, de Junio Cesar da Silva, do município de São Lourenço da Serra
– Construindo Conhecimento, de   Line Daiete Bergamo, do município de Tejupá
– Descobrindo Culturas, de Maristela Elias Pinto, do município de Palmital
– Juventude Net, de  Plínio Parente, do CIC Norte – São Paulo
– Teleconferência Linux, de Valdir Barbosa, do município de Ilha Solteira

Premiação

Os 12 finalistas serão contemplados com câmeras digitais. Autores das três melhores iniciativas de cada categoria ainda receberão notebooks. O primeiro colocado de cada categoria, além destes prêmios, vai beneficiar o posto do programa de sua atuação com a renovação do parque tecnológico. A premiação ocorrerá em cerimônia no mês de janeiro, com data e local a serem definidos. 

“O Prêmio Acessa SP é uma forma de estimular o uso das unidades do programa em projetos de capacitação e de reconhecer o trabalho de monitores e parceiros do programa. São verdadeiros agentes de inclusão digital, que por meio de projetos que envolvem as comunidades, têm um importante papel na transmissão do conhecimento da informática ao cidadão”, afirma o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo. 

Da Secretaria de Gestão Pública