Acessa SP Piraju divulga notícias para toda a comunidade

Blog incentiva usuários a buscarem informações e a comunicação com responsabilidade

seg, 28/09/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

O posto do programa de inclusão digital do governo paulista, Acessa SP, de Piraju, que em setembro completa sete anos de serviços prestados à população, criou um blog para interagir com a comunidade e incentivar a divulgação de assuntos de interesse dos moradores da cidade. A iniciativa elevou em mais de 50% a movimentação da unidade. 

Há aproximadamente seis meses, quando o monitor Tharsis Heber Marques da Silva passou a dirigir o posto, percebeu que, além do baixo número de atendimentos, boa parte dos usuários fazia perguntas sobre serviços de Governo Eletrônico (e-Gov). Resolveu então criar um blog com conteúdo para tratar o tema, além de outros assuntos relacionados à comunidade. Em pouco tempo, este se tornou o endereço virtual oficial do posto. 

Trabalhar a informação de forma colaborativa trouxe resultados, como aumento da frequência e da participação dos usuários no posto. Para administrar melhor as sugestões que recebia para o blog, Tharsis criou o projeto “Usuário na rede”. É uma oficina, realizada aos sábados, para ensinar as pessoas a apurarem uma informação, transformá-la em texto e publicá-la no blog. 

Nestes encontros, os participantes aprendem a lidar com sistemas online de busca, conhecem dicas de navegação segura, trabalham a leitura, interpretação e desenvolvimento de textos, e exercitam o uso das ferramentas utilizadas no blog. 

Para Tharsis, os resultados desse trabalho significam um desafio vencido: “Eu acho que o posto pode oferecer muito mais ao usuário. Quando você passa a oferecer um serviço diferenciado como este, você acaba trazendo um usuário diferente para o posto, dando mais oportunidade e também aumentando a procura. Quando eu comecei no posto a taxa de ocupação variava entre 30% e 35% de ocupação. Hoje, este índice chega 90%”. 

Da Secretaria de Gestão Pública