Acessa SP oferece 165 vagas para oficinas gratuitas

Os cursos serão ministrados no posto do Parque da Juventude a partir desta segunda-feira, 8 de setembro

sex, 05/09/2008 - 19h14 | Do Portal do Governo

O Acessa SP, programa de inclusão digital do governo do Estado, oferece 165 vagas para nove oficinas gratuitas a serem realizadas no posto do Parque da Juventude a partir desta segunda-feira, 8 de setembro. Os cidadãos podem escolher entre cursos de Informática, Robótica, Linguagem de Programação (Linux), Montagem e Manutenção de Computadores, Navegando na Internet, Redes de Computadores, Fotografia, Técnicas de Redação e Literatura (veja abaixo propostas, datas e horários das oficinas). Neste ciclo, a oficina de Rede de Computadores também será ministrada em libras.

Cada curso tem 15 vagas disponíveis. As inscrições – que já estão abertas – devem ser realizadas pessoalmente na unidade do Parque da Juventude, na Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, 1º andar, ao lado da estação Carandiru do Metrô, zona norte da capital, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. É necessária a apresentação do RG no ato da matrícula. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail oficinaspj@acessa.sp.gov.br.

Acessa São Paulo

O Acessa São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), oferece acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos. 

Desde sua criação em julho de 2000, o Programa já prestou mais de 32 milhões de atendimentos, conta com 1,4 milhão de usuários cadastrados, tem 3.086 computadores e 750 monitores em atividade. Em média, realiza 540 mil atendimentos mensais em todo o Estado.

Programação

Informática

Voltada para aqueles com pouco ou nenhum conhecimento de como utilizar o computador e seus recursos, a oficina auxiliará os participantes a darem seus primeiros passos, ensinando os conceitos mais básicos, como ligar e desligar o equipamento, até a usar editores de texto.

Número de vagas por turma: 15
Datas e horários:  das 9 às 11 horas, 2ª e 4ª, de 8 a 22 de setembro; das 14 às 16 horas, 2ª e 4ª, de 8 a 22 de setembro16 às 18 horas, 3ª e 5ª, de 9 a 23 de setembro

Robótica Livre

Os participantes aprenderão os conceitos básicos de eletrônica, como circuitos e dispositivos. Durante as aulas, será ensinado como desmontar e adaptar um mouse, estruturar um circuito, montar motores e ligar inversores de rotação.

Número de vagas: 15
Datas e horários: das 11 às 13 horas, 2ª e 4ª, de 8 a 22 de setembro

Linguagem de programação (Linux)

Os participantes serão introduzidos aos comandos básicos da linguagem Bash (clear, echo, read), bem como ao conceito de lógica condicional de programação.

Número de vagas: 15
Datas e horários: 11 às 13 horas, 3ª e 5ª, de 9 a 23 de setembro 

Montagem e Manutenção de Computadores

A oficina apresentará os conceito de hardware, dispositivos periféricos e placas. Em aulas práticas, os participantes irão acompanhar a desmontagem e remontagem de uma máquina, aprendendo a identificar seus componentes. Também irão aprender a instalar um sistema operacional básico e identificar problemas clássicos.

Número de vagas: 15
Datas e horários: das 16 às 18 horas, 2ª e 4ª, de 8 a 22 de setembro

Navegando na Internet

A proposta é ensinar a usar melhor o navegador e obter melhores resultados em buscas na Internet. O participante receberá orientação para escolher termos e filtros mais apropriados para sua pesquisa na web. 

Número de vagas: 15
Datas e horários: das 14 às 16 horas, 3ª e 5ª, de 9 a 23 de setembro

Redes de Computadores

Serão apresentados aos participantes os conceitos básicos de Redes de Computadores, tais como equipamentos de conexão, troca de mensagens e pacotes.

Número de vagas: 15
Datas e horários: 14 às 16 horas, 3ª e 5ª, de 9 a 23 de setembro

Fotografia 

Nesta oficina serão apresentadas as técnicas básicas de fotografia e de tratamento de imagem digital.

Número de vagas: 15
Datas e horários: das 9h às 11h, 3ª e 5ª, de 9 a 23 de setembro

Técnicas de Redação

Os participantes serão apresentados às técnicas básicas de produção de texto e, com esse novo conhecimento, serão estimulados a escrever. 

Número de vagas: 15
Datas e horários: das 16 às 18 horas, 4ª, de 10 a 24 de setembro

Literatura

A partir da leitura de textos de escritores brasileiros e portugueses, os participantes serão estimulados a navegar na internet, com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre os temas e autores.

Número de vagas: 15
Datas e horários: das 16 às 18h, 6ª, de 12 a 26 de setembro

Serviço:

Inscrição: pessoalmente no Acessa SP Parque da Juventude. É necessária apresentação do RG.
Número total de vagas: 165
Vagas por curso: 15
Início dos cursos: a partir de 8 de setembro, de acordo com o tema.
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, 1º andar, ao lado da estação Carandiru do Metrô.
Horário: das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Da Secretaria de Gestão Pública