Acessa SP no metrô Sé tem maior taxa de ocupação

Índice de utilização dos computadores foi de 150% em 2009

qua, 28/04/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

O Acessa SP da estação Sé do metrô lidera o ranking dos dez postos do programa de inclusão digital do governo paulista que tiveram a maior taxa de ocupação no ano de 2009. Foram 128.886 acessos, 50% acima de sua capacidade, registrados nos 24 computadores disponíveis para uso da população.

A estação Sé tem o maior fluxo da rede do metrô de São Paulo. Recebe todos os dias em média 760 mil pessoas. Segundo o monitor do Acessa SP da estação, Plínio Parente, a unidade, que funciona mais de 13 horas por dia, das 7h30 às 21 horas, é frequentada por públicos de diferentes idades. “Recebemos muitas pessoas que trabalham perto da estação e vão ao posto, de manhã e ao final do dia, para conferir e-mails ou entrar nas redes sociais, por exemplo. Outro público expressivo nosso é formado por moradores de rua”, explica.

Mais cinco postos localizados na Região Metropolitana de São Paulo fazem parte do ranking, dos quais quatro estão instalados nas unidades do programa Poupatempo. Na terceira posição, o Acessa SP do Poupatempo Sé registrou 143% de aproveitamento. Foram 61,6 mil atendimentos na unidade que tem 12 computadores para uso da população.  

Interior 

No interior paulista, o Acessa SP da cidade de Tarumã, na região de Marília, apresenta o melhor indicador, com 143% de aproveitamento. Foram mais de 26 mil acessos registrados ano passado nos cinco computadores da unidade. Estudantes de uma escola que fica próxima ao posto são os principais usuários, de acordo com a monitora, Flávia de Amorim. “A sala fica mais movimentada no período da tarde. Muitos estudantes usam os computadores para fazer trabalhos escolares, ou para abrir sites de relacionamento e conversar pela internet”, afirma.  

Ainda no interior, as unidades do Poupatempo Campinas Centro, na região de Campinas; de Itapetininga, da região de Sorocaba, e de Ourinhos, região de Marília, ficaram respectivamente na quarta, quinta e décima posições no ranking.

O gráfico abaixo mostra o nível de aproveitamento das unidades, baseado no volume de atendimentos realizados em comparação à capacidade de cada posto.  

Na avaliação do secretário de Gestão Pública em exercício, Marcos Monteiro, a popularidade do Acessa SP é justificada pela abrangência do programa, presente em 70% do Estado e pelo quadro qualificado de monitores. “Além do acesso gratuito à internet banda larga, garantido em mais de 500 municípios, o programa possui uma rede de mais de 1 mil monitores. Eles são capacitados pelo governo paulista para se tornarem verdadeiros agentes de inclusão digital. Além de tirar dúvidas dos usuários, também são incentivados a promover o bom uso das salas com projetos desenvolvidos nas comunidades em que atuam”.

Acessa SP 

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu marca superior a 45 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, existem mais de 1,9 milhão de usuários cadastros. Ao todo, são 596 postos em funcionamento em 525 municípios, com 4.7 mil computadores e 1,1 mil monitores.

Nas unidades do programa, o usuário tem o acesso gratuito à internet banda larga em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

Clique aqui e veja o ranking dos postos do Acessa SP com maior volume de atendimentos em 2009.

Da Secretaria de Gestão Pública